Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Menino de 8 anos passa no vestibular para direito na Unip
Estudante de Goi�nia diz que prestou a prova porque quer ser juiz federal
Menino de 8 anos passa no vestibular para direito na Unip
Foto: Divulga��o

O estudante Jo�o Victor Portellinha de Oliveira, de 8 anos, causou pol�mica nesta quarta-feira (5), em Goi�nia. No quinto ano do ensino fundamental, o menino passou no vestibular para o curso de direito da Universidade Paulista (Unip) na cidade e j� se matriculou. "Meu sonho � ser juiz federal, e decidi prestar a prova para ver como me dava", conta.

De acordo com Jo�o Victor, sua inten��o � cursar a faculdade e as aulas da escola particular onde estuda simultaneamente. Sua m�e, a arquiteta Maristela Portellinha, 42 anos, endossa o desejo do filho. "Ele tinha essa curiosidade e o que a gente est� pensando � que ele continue fazendo a escola direitinho e a faculdade, que ele galgou esse caminho sozinho", disse.

Jo�o Victor afirma que sempre foi um bom aluno na escola. "S� tenho nota acima de 9. A mais baixa foi de ingl�s, num dia que n�o tinha estudado muito, e tirei 6,6", lembra.

A universidade reconheceu por uma nota da dire��o que Jo�o Victor fez uma boa prova. "O desempenho do estudante, levando em considera��o sua idade e escolaridade, foi bom, especialmente na prova de reda��o, em que revelou boa capacidade de express�o e manejo eficiente da l�ngua. A singeleza do conte�do n�o destoava da linguagem simples, direta, coloquial, com poucos deslizes em rela��o � norma culta. Este fato o torna merecedor de um acompanhamento especial em seus estudos", dizia o documento.

Para o menino, o exame teve perguntas "tranq�ilas". "Eram coisas que eu j� estava preparado. Estudei uma semana antes da prova. E o tema da reda��o era f�cil, era sobre uma mat�ria de jornal que falava sobre pessoas que gastam dinheiro coisas in�teis. Era para escrever carta sobre a mat�ria."

No entanto, apesar da nota, de acordo com o comunicado da Unip, o estudante n�o poder� cursar pois "participou do processo seletivo na condi��o de "treineiro", numa pr�tica adotada por v�rias universidades p�blicas e privadas".

Impedido de cursar
De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Educa��o de Goi�s, professora Maria do Ros�rio Cassemiro o garoto n�o pode ser matriculado devido a um artigo da Lei de Diretrizes e Bases. Para cursar o ensino superior � preciso que a pessoa tenha conclu�do o ensino m�dio.

Insatisfa��o da OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil" Se��o de Goi�s (OAB-GO) classificou a aprova��o de Jo�o Victor como "preocupante". "O fato materializa o alerta que a OAB-GO vem fazendo h� tempos sobre a mercantiliza��o do ensino jur�dico, que n�o est� sendo tratada pelas autoridades com a devida urg�ncia que requer", disse nota divulgada no site da Ordem.

O documento diz ainda: "O referido fato, por si s�, caso seja comprovado, merece que a institui��o de ensino sofra imediata interven��o do MEC para que seja verificado se casos semelhantes ocorrem com freq��ncia e em que circunst�ncia o epis�dio ocorreu".

Menino de 8 anos passa no vestibular para direito na Unip
Estudante de Goi�nia diz que prestou a prova porque quer ser juiz federal.
Institui��o afirma que o aluno fez exame na condi��o de 'treineiro'.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir