Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2008

Tiroteio em escola religiosa de Jerusalém mata oito.
Ataque aconteceu no bairro de Kyriat Mosher. Segundo o diário israelense 'Haaretz', o ataque foi realizado por terroristas
Tiroteio em escola religiosa de Jerusalém mata oito.
Foto: Foto: Reuters

Pelo menos oito pessoas morreram em um ataque terrorista realizado em um instituto de estudos do Talmude (livro sagrado dos judeus), em Jerusalém, no bairro de Kyriat Mosher. Essa é uma das maiores escolas religiosas da cidade.

Além das oito vítimas, o jornal israelense "Haaretz" diz que há nove pessoas feridas, três delas em estado grave. A informação contraria a declaração do responsável pelos serviços de emergência de Jerusalém disse à rádio do Exército israelense que havia pelo menos 35 feridos no local do ataque.

Um porta-voz do Hamas qualificou o atentado de Jerusalém de "ataque heróico" cometido em resposta aos "crimes" de Israel.

Segundo a France Presse, um dos homens envolvidos no tiroteio entrou no centro religioso e disparou em várias direções, matando e ferindo os estudantes.

A volta da violência
Este foi o primeiro ataque feito por militantes palestinos em Jerusalém desde 2006. Entretanto a polícia israelense diz ter impedido tentativas durante este período.

Entre 2001 e 2004, anos em que os ataques entre israelenses e palestinos estiveram no auge, Jerusalém foi um alvo freqüente de agressões, especialmente de homens-bomba dentro de ônibus.

O ataque na escola religiosa de Jerusalém ocorreu no dia seguinte à tentativa da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, de persuadir o presidente palestinos, Mahmoud Abbas, a voltar às negociações de paz com Israel.

Abbas havia suspendido as conversas depois que Israel lançou uma ofensiva militar contra Gaza -alegando que muitos militantes estavam disparando foguetes que atingiam o lado israelense e feriam cidadãos.

Autoridades palestinos dizem que mais de 120 pessoas foram mortas em Gaza durante a semana de operações israelenses. Já o governo sionista diz que ao menos quatro israelenses foram mortos.

Morte de palestinos
Pouco antes do atentado em Jerusalém, na noite desta quinta-feira, quatro militantes palestinos morreram em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, informou uma fonte médica palestina à agência France Presse.

As vítimas eram membros das brigadas al-Qods, grupo armado da Jihad Islâmica. Eles morreram no ataque perto da cidade de Khan Yunes, no sul de Gaza.

Durante o dia, um soldado israelense havia morrido e outros três ficaram feridos em um ataque palestino com explosivos, também em Gaza.

Tiroteio em escola religiosa de Jerusalém mata oito.
Ataque aconteceu no bairro de Kyriat Mosher.
Segundo o diário israelense 'Haaretz', o ataque foi realizado por terroristas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir