Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2008

Sonda americana fotografa leito de antigo lago seco em Marte
Imagem foi captada pela Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa.Cientistas especulam que lago foi est�vel durante muito tempo
Sonda americana fotografa leito de antigo lago seco em Marte
Foto: JPL/Nasa

Marte nunca p�ra de surpreender os cientistas. Se as evid�ncias de �gua presente parecem escassas e contradit�rias, cada vez mais se consolida a imagem de que o planeta vermelho teve um ambiente muito mais hospitaleiro no passado. Agora, uma sonda revelou o que parece ser um leito seco de um lago no planeta vermelho.

As imagens vieram da Mars Reconnaissance Orbiter, mais recente espa�onave a entrar numa �rbita ao redor de Marte. Elas revelam o que parece ser uma grande "breccia", express�o geol�gica para definir um terreno composto por rochas de diferentes proveni�ncias, compactadas num bloco �nico.

Pelo que se pode dizer, os cientistas acreditam estarem observando uma regi�o que foi banhada por �gua durante um longo per�odo -- o que explicaria as forma��es observadas hoje.

O resultado se soma a outros que d�o a id�ia de que Marte j� foi "molhado" e teve atmosfera mais densa bilh�es de anos atr�s -- dois ingredientes que parecem apontar na dire��o da habitabilidade no passado do planeta vermelho.

Sonda americana fotografa leito de antigo lago seco em Marte.

Imagem foi captada pela Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa.Cientistas especulam que lago foi est�vel durante muito tempo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir