Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 06-03-2008

Tiroteio em escola religiosa de Jerusalém mata ao menos oito
Segundo o diário israelense 'Haaretz', o ataque foi realizado por terroristas.
Tiroteio em escola religiosa de Jerusalém mata ao menos oito
Foto:Reuters

Pelo menos oito pessoas morreram em um ataque terrorista realizado em um instituto de estudos do Talmude (livro sagrado dos judeus), em Jerusalém, no bairro de Kyriat Mosher. Essa é uma das maiores escolas religiosas da cidade.

Além das oito vítimas, o jornal israelense "Haaretz" diz que há nove pessoas feridas, três delas em estado grave. A informação contraria a declaração do responsável pelos serviços de emergência de Jerusalém disse à rádio do Exército israelense que havia pelo menos 35 feridos no local do ataque.

Um porta-voz do Hamas qualificou o atentado de Jerusalém de "ataque heróico" cometido em resposta aos "crimes" de Israel.

Segundo a France Presse, um dos homens envolvidos no tiroteio entrou no centro religioso e disparou em várias direções, matando e ferindo os estudantes.

A volta da violência
Este foi o primeiro ataque contra civis em Jerusalém desde 2006. Entretanto a polícia israelense diz ter impedido tentativas durante este período.

Entre 2001 e 2004, anos em que os ataques entre israelenses e palestinos estiveram no auge, Jerusalém foi um alvo freqüente de agressões, especialmente de homens-bomba dentro de ônibus.

O ataque na escola religiosa de Jerusalém ocorreu no dia seguinte à tentativa da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, de persuadir o presidente palestinos, Mahmoud Abbas, a voltar às negociações de paz com Israel.

Abbas havia suspendido as conversas depois que Israel lançou uma ofensiva militar contra Gaza -alegando que muitos militantes estavam disparando foguetes que atingiam o lado israelense e feriam cidadãos.

Autoridades palestinos dizem que mais de 120 pessoas foram mortas em Gaza durante a semana de operações israelenses. Já o governo sionista diz que ao menos quatro israelenses foram mortos.

Morte de palestinos
Pouco antes do atentado em Jerusalém, na noite desta quinta-feira, quatro militantes palestinos morreram em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, informou uma fonte médica palestina à agência France Presse.

As vítimas eram membros das brigadas al-Qods, grupo armado da Jihad Islâmica. Eles morreram no ataque perto da cidade de Khan Yunes, no sul de Gaza.

Durante o dia, um soldado israelense havia morrido e outros três ficaram feridos em um ataque palestino com explosivos, também em Gaza.

Tiroteio em escola religiosa de Jerusalém mata ao menos oito
Ataque aconteceu no bairro de Kyriat Mosher.
Segundo o diário israelense 'Haaretz', o ataque foi realizado por terroristas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir