Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 07-03-2008

Exposição de Artes em Marataízes
Acontece neste próximo final de semana, em Marataízes, a primeira exposição de artes da jornalista Lenilce Pontini
Exposição de Artes em Marataízes
Foto: Arquivo Maratimba

BONECAS DA PRAIA EM SUA PRIMEIRA EXPOSIÇíO PÚBLICA

Acontece neste próximo final de semana, em Marataízes, a primeira exposição de artes da jornalista Lenilce Pontini, que apresenta suas "Bonecas da Praia" acompanhadas da coleção "Coisas Lá De Casa".

A exposição será no espaço de artes do Hotel Dona Balbina, no centro do balneário, a partir das 18h do sábado e, no domingo, das 08h às 20h.
Lenilce Pontini explica que os elementos usados para a criação das peças foram recolhidos nas praias e áreas rurais de Marataízes e Itapemirim, em matas de Alfredo Chaves e na área urbana de Mimoso do Sul. "Envolvida com trabalho e família, eu me divido entre estes quatro municípios. Minhas poucas horas vagas são preenchidas com a criação de peças artesanais feitas a partir de elementos descartados pela natureza, como folhas e flores secas, sementes, cascas e palhas de coco e milho, cipó, taboa seca, entre outros, que recolho, geralmente do lixo ou áreas desertas", diz.

Inspirada no momento religioso que envolve Marataízes nos dias 8 e 9, por conta da 98ª Festa das Canoas, Pontini investiu em peças religiosas como oratórios, imagens de Nossa Senhora, anjos, arranjos florais e quadros que lembram praias.

A coleção "Bonecas da Praia", que completa neste mês de março seu primeiro ano de criação, será repleta de "damas" e "mulheres trabalhadoras e religiosas", representando as mulheres "caiçaras" ou "maratimbas", como Lenilce Pontini define. "As Bonecas da Praia nasceram do desejo de limparmos as praias no final do verão, retirando as cascas de coco deixadas pelos turistas e comerciantes. Como são arredondadas dá idéia de mulheres saudáveis, bonitas, charmosas. Assim nascem quase todos os dias mulheres feitas de cascas e palhas de coco", explica.

Abacaxi, Sanfona e Viola -
Na abertura da exposição, sábado, 8, às 18h, uma mesa de degustação estará exposta aos visitantes, com pratos à base de abacaxi – fruto-rei de Marataízes, e o ambiente animado pela música de raiz da Orquestra de Sanfona e Viola de São Pedro do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul.

As peças estarão à mostra para visitação e comercialização, com preços que variam de R$ 10,00 a R$ 300,00.

Apoio: Alexandre Costa Pereira

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir