Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 07-03-2008

PM prende sete pessoas em protesto na Zona Sul de SP
Manifestação começou às 8h42 e foi dispersada por volta do meio-dia.Vias foram interditadas e alguns ônibus apedrejados
PM prende sete pessoas em protesto na Zona Sul de SP
Foto: www.g1.com.br

Pelo menos sete pessoas foram detidas at� as 12h15 desta sexta-feira (7) em um protesto na Zona Sul de S�o Paulo. Os manifestantes foram presos ap�s uma a��o de policiais militares da For�a T�tica e do Batalh�o de Choque, que dispersou com bombas de g�s o protesto por melhorias no transporte.

A manifesta��o de moradores da regi�o interditou os dois sentidos da Estrada do M' Boi Mirim, na altura do cruzamento com a Avenida Guarapiranga, desde as 8h42, segundo a Companhia de Engenharia de Tr�fego (CET). Por volta das 12h30, os dois sentidos da via foram liberados para o tr�fego.

De acordo com o coronel Eduardo Jos� F�lix, as pessoas foram detidas por desordem e depreda��o. Com a chegada da Tropa de Choque, os moradores que estavam no protesto come�aram a correr pelas ruas e alguns foram perseguidos e detidos por policiais em motos.

Segundo a Pol��cia Militar, havia mil pessoas no local por volta das 11h. No come�o da manifesta��o, a Companhia de Engenharia de Tr�fego (CET) informou que eram 400 os manifestantes. Os manifestantes pediam melhoria nas condi��es do transporte p�blico na regi�o.

O secret�rio municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, disse que as reivindica��es dos moradores s�o justas e afirmou que h� 14 projetos vi�rios da Prefeitura em execu��o na regi�o. Segundo ele, esses projetos devem ficar prontos em 40 dias. Moraes afirmou ainda que vai analisar a troca de ve��culos pequenos por outros com maior capacidade para melhorar a fluidez no tr�nsito da regi�o, o que, segundo ele, � uma das queixas dos moradores.

Para Moraes, a a��o desta sexta foi previamente organizada, ao contr�rio do que afirmam os moradores, segundo os quais, o protesto foi espont�neo. "Com certeza foi uma manifesta��o orquestrada porque a popula��o n�o anda com pneus nas ruas", disse.

Pedras
O protesto que durou cerca de 3h30 atrapalhou o tr�nsito na regi�o e teve momentos de confronto entre moradores e policiais. Por volta das 11h20, os manifestantes apedrejaram �nibus e a Tropa de Choque foi chamado. N�o h� informa��es sobre feridos. De acordo com testemunhas, os �nibus atingidos pelas pedras estavam vazios.

Segundo dados da CET, o bloqueio no local chegou a provocar um congestionamento de pelo menos 2,1 quil�metros na Avenida Guarapiranga, no sentido bairro, da Estrada de M' Boi Mirim at� a Ponte do Socorro. No entanto, a companhia admite que a lentid�o pode ter sido maior porque alguns t�cnicos n�o conseguiram chegar ao local para avaliar a totalidade do problema.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir