Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-03-2008

PM prende sete pessoas em protesto na Zona Sul de SP
Manifestação começou às 8h42 e foi dispersada por volta do meio-dia. Vias foram interditadas e alguns ônibus apedrejados.
PM prende sete pessoas em protesto na Zona Sul de SP
Foto: Reprodução

Pelo menos sete pessoas foram detidas até as 12h15 desta sexta-feira (7) em um protesto na Zona Sul de São Paulo. Os manifestantes foram presos após uma ação de policiais militares da Força Tática e do Batalhão de Choque, que dispersou com bombas de gás o protesto por melhorias no transporte.

A manifestação de moradores da região interditou os dois sentidos da Estrada do M' Boi Mirim, na altura do cruzamento com a Avenida Guarapiranga, desde as 8h42, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Por volta das 12h30, os dois sentidos da via foram liberados para o tráfego.

De acordo com o coronel Eduardo José Félix, as pessoas foram detidas por desordem e depredação. Com a chegada da Tropa de Choque, os moradores que estavam no protesto começaram a correr pelas ruas e alguns foram perseguidos e detidos por policiais em motos.

Segundo a Polí­cia Militar, havia mil pessoas no local por volta das 11h. No começo da manifestação, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que eram 400 os manifestantes. Os manifestantes pediam melhoria nas condições do transporte público na região.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, disse que as reivindicações dos moradores são justas e afirmou que há 14 projetos viários da Prefeitura em execução na região. Segundo ele, esses projetos devem ficar prontos em 40 dias. Moraes afirmou ainda que vai analisar a troca de veí­culos pequenos por outros com maior capacidade para melhorar a fluidez no trânsito da região, o que, segundo ele, é uma das queixas dos moradores.

Para Moraes, a ação desta sexta foi previamente organizada, ao contrário do que afirmam os moradores, segundo os quais, o protesto foi espontâneo. "Com certeza foi uma manifestação orquestrada porque a população não anda com pneus nas ruas", disse.

Pedras
O protesto que durou cerca de 3h30 atrapalhou o trânsito na região e teve momentos de confronto entre moradores e policiais. Por volta das 11h20, os manifestantes apedrejaram ônibus e a Tropa de Choque foi chamado. Não há informações sobre feridos. De acordo com testemunhas, os ônibus atingidos pelas pedras estavam vazios.

Segundo dados da CET, o bloqueio no local chegou a provocar um congestionamento de pelo menos 2,1 quilômetros na Avenida Guarapiranga, no sentido bairro, da Estrada de M' Boi Mirim até a Ponte do Socorro. No entanto, a companhia admite que a lentidão pode ter sido maior porque alguns técnicos não conseguiram chegar ao local para avaliar a totalidade do problema.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir