Categoria Tragdia  Noticia Atualizada em 07-03-2008

Atentados em distrito comercial de Bagd matam 68
Funcionário do serviço de limpeza de Bagdá trabalha em local de ataque a bomba
Atentados em distrito comercial de Bagd matam 68
Foto: Ahmad Al-Rubaye / AFP

BAGD (Reuters) - Dois atentados coordenados, supostamente realizados pela Al Qaeda, mataram 68 pessoas em uma lotada rea comercial na sexta-feira, mesmo dia que os Estados Unidos anunciaram a retirada de 2 mil soldados da capital iraquiana.

Outras 120 pessoas ficaram feridas nos atentados. Os militares norte-americanos no comentaram se os ataques tero algum impacto na deciso de retirar tropas da capital.

A polcia informou que uma bomba explodiu em uma rua no distrito central de Karrada, local de intenso comrcio e muito visitado durante a quinta-feira, incio do fim de semana muulmano.

Minutos mais tarde, depois de foras de segurana do Iraque e outras pessoas chegarem ao local da primeira exploso, um suicida detonou um segundo artefato, de acordo com a polcia.

Foi um dos dias mais sangrentos na capital do Iraque nos ltimos meses, desde que os Estados Unidos enviaram mais tropas para o pas para fazer frente violncia sectria, e desde que os comandantes norte-americanos adotaram novas tticas de combate insurgncia.

"Terroristas da rede Al Qaeda atacaram pessoas inocentes novamente", disse o major-general Qassim Mossawi, porta-voz das operaes de segurana iraquianas em Bagd, TV estatal. Ele disse que, entre as vtimas do ataque, estavam pessoas de todas as faces e etnias iraquianas.

Mais cedo, ele afirmou Reuters que mulheres e crianas tambm foram vtimas dos atentados.

Os militares dos EUA disseram que soldados do pas chegaram ao local aps os atentados, que eles disseram envolver um explosivo improvisado e, possivelmente, uma bomba colocada na roupa de um suicida.

Embora a violncia tenha diminudo nos ltimos meses, autoridades norte-americanas e iraquianas afirmam que a sunita Al Qaeda continua perigosa.

Na segunda-feira, duas bombas explodiram nas regies leste e central de Bagd matando 19 pessoas, apesar do aumento da segurana para a visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

No ms passado, duas mulheres mataram 99 pessoas em um lotado mercado de animais, no ataque mais sangrento na capital iraquiana desde abril.

Atentados em distrito comercial de Bagd matam 68

Fonte: Por Michael Holden
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir