Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 07-03-2008

Tropas colombianas matam outro chefe das Farc
Iván Ríos foi morto em território colombiano. Caso acontece seis dias após morte de número 2 das Farc dentro do Equador
Tropas colombianas matam outro chefe das Farc
Foto: AFP

Manuel J. Mu��oz, membro da c�pula das For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (FARC) e conhecido como "Iv�n R��os", foi morto nesta sexta-feira (7) em territ�rio colombiano, informou � ag�ncia France Presse uma fonte da promotoria.

� o segundo l��der das Farc assassinado pela Col�mbia em uma semana. No �ltimo s�bado as tropas colombianas entraram em territ�rio do Equador para matar guerrilheiros do grupo esquerdista. Entre os mortos estava Ra�l Reyes, ent�o o n�mero 2 das Farc.

A invas�o do territ�rio pelas tropas colombianas provocou uma grave crise diplom�tica que durou toda a semana.

Reyes, que tinha 59 anos, era considerado um dos homens da linha dura das Farc e bra�o direito do fundador da guerrilha, Manuel Marulanda ("Tirofijo"), de quem era genro. Ele foi morto com pelo menos mais 10 guerrilheiros durante uma opera��o nas proximidades de Teteyi, no departamento de Putumayo, que faz fronteira com o Equador.

A morte de Reyes levou a uma troca de acusa��es: de um lado est� a Col�mbia -apoiada pelos Estados Unidos; de outro, o Equador e a Venezuela do presidente Hugo Ch�vez. Os pa��ses romperam rela��es diplom�ticas e embaixadores tiveram de deixar suas bases.

Sem aviso
O presidente da Col�mbia, �lvaro Uribe, reconheceu nesta sexta-feira (7) que n�o avisou seu colega equatoriano, Rafael Correa, sobre a opera��o militar contra as For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc) em territ�rio do Equador. E disse que se tivesse avisado, a a��o "teria fracassado".

Uribe, em seu discurso na c�pula do Grupo do Rio realizado em Santo Domingo, acrescentou que a opera��o em quest�o era "contra um dos mais terr��veis terroristas da hist�ria da humanidade".

Compare o poderio militar de Venezuela, Equador, Col�mbia e Brasil
Tropas colombianas matam outro chefe das Farc
Iv�n R��os foi morto em territ�rio colombiano.
Caso acontece seis dias ap�s morte de n�mero 2 das Farc dentro do Equador.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir