Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-03-2008

Tropas colombianas matam outro chefe das Farc
Iván Ríos foi morto em território colombiano. Caso acontece seis dias após morte de número 2 das Farc dentro do Equador
Tropas colombianas matam outro chefe das Farc
Foto: AFP

Manuel J. Muoz, membro da cpula das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (FARC) e conhecido como "Ivn Ros", foi morto nesta sexta-feira (7) em territrio colombiano, informou agncia France Presse uma fonte da promotoria.

o segundo lder das Farc assassinado pela Colmbia em uma semana. No ltimo sbado as tropas colombianas entraram em territrio do Equador para matar guerrilheiros do grupo esquerdista. Entre os mortos estava Ral Reyes, ento o nmero 2 das Farc.

A invaso do territrio pelas tropas colombianas provocou uma grave crise diplomtica que durou toda a semana.

Reyes, que tinha 59 anos, era considerado um dos homens da linha dura das Farc e brao direito do fundador da guerrilha, Manuel Marulanda ("Tirofijo"), de quem era genro. Ele foi morto com pelo menos mais 10 guerrilheiros durante uma operao nas proximidades de Teteyi, no departamento de Putumayo, que faz fronteira com o Equador.

A morte de Reyes levou a uma troca de acusaes: de um lado est a Colmbia -apoiada pelos Estados Unidos; de outro, o Equador e a Venezuela do presidente Hugo Chvez. Os pases romperam relaes diplomticas e embaixadores tiveram de deixar suas bases.

Sem aviso
O presidente da Colmbia, lvaro Uribe, reconheceu nesta sexta-feira (7) que no avisou seu colega equatoriano, Rafael Correa, sobre a operao militar contra as Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) em territrio do Equador. E disse que se tivesse avisado, a ao "teria fracassado".

Uribe, em seu discurso na cpula do Grupo do Rio realizado em Santo Domingo, acrescentou que a operao em questo era "contra um dos mais terrveis terroristas da histria da humanidade".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurcio Furtado    |      Imprimir