Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-03-2008

Polcia encontra modelo desaparecida
Waris Dirie estava desaparecida. A polícia fará um interrogatório para descobrir o que aconteceu
Polcia encontra modelo desaparecida
Foto: Kuehne/Reuters

Waris Dirie, ex-modelo de origem somali e embaixadora da ONU contra a mutilao, foi encontrada nesta sexta-feira (7) em Bruxelas, informaram fontes da Procuradoria da Blgica agncia "Belga".

Waris, de 43 anos, estava desaparecida desde a madrugada da quarta-feira passada, quando tinha sido vista pela ltima vez em Bruxelas.

A ex-modelo ainda no foi interrogada pela polcia, que tinha emitido um aviso de busca diante de seu desaparecimento.

Antes de ela ter sido encontrada, o jornal austraco “Kurier” publicou que Dirie se enganou de hotel e que desapareceu depois de ter sido levada pela polcia por ter feito um escndalo.

A modelo tem programado uma conferncia sobre a mutilao feminina em Bruxelas, no sbado (8), por ocasio do Dia Internacional da Mulher, ia receber um prmio da Fundao Euriade, em Kerkrade (Holanda).

Susto
O desaparecimento dela recordou o da ex-modelo de origem africana Katoucha Niane, que tambm estava envolvida na luta contra a mutilao e que foi encontrada morta no rio Sena, no incio de fevereiro. Seu corpo no apresentava qualquer sinal de violncia, segundo a necropsia (veja mais no vdeo ao lado).

Autora de quatro livros autobiogrficos, Waris Dirie foi vtima da mutilao quando criana e fugiu de seu pas depois que a obrigaram a casar aos 13 anos.

Em Londres virou modelo e trabalhou para a Chanel, tendo, inclusive, participado em um dos filmes de James Bond, em 1987.

Em 2004, Dirie foi agredida em sua residncia de Viena por um admirador.

Nacionalizada autraca em 2005, Waris recebeu no ano passado a Legio de Honra francesa por seu compromisso contra as mutilaes sexuais.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurcio Furtado    |      Imprimir