Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Cidades oferecem programao especial para o Dia da Mulher
Palestras, caminhadas e homenagens marcam celebrações
Cidades oferecem programao especial para o Dia da Mulher

Prefeituras de algumas capitais do pas programaram para este sbado (8) atividades especiais para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A data, celebrada oficialmente em 8 de maro desde 1975, marca as conquistas da mulher em relao ao trabalho e vida social.

Em Belo Horizonte, a partir das 10h, a prefeitura promove um Encontro de Mulheres no Monumento Me Mineira, no Parque Municipal. A partir das 11h30, sero promovidas atividades artsticas e culturais na Feira Tom Jobim. Alm disso, as moradoras da Repblica Maria Maria, que acolhe temporariamente mulheres moradoras de rua, sero homenageadas com um almoo especial.

Em So Lus, s 8h30, uma caminhada ser realizada na Lagoa da Jansen, com o tema: “O que toda mulher deve saber”. s 15h, outra caminhada acontece na Vila Embratel (com sada em frente Pastoral da Mulher).

Curitiba
Como forma de incentivo ao trabalho da mulher, a Prefeitura de Curitiba montar, a partir das 8h30, um posto para emisso de Carteiras de Trabalho para a populao na Boca Maldita, tradicional ponto de Curitiba onde se discutem assuntos importantes da cidade. As mulheres que passarem pelo local vo receber uma rosa.

Alm disso, as mulheres residentes na regio da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) podero participar do 1 Dia da Sade da Mulher. O evento, que acontece das 8h s 17h, na sede do servio mdico da CIC, prev a coleta de exames preventivos de cncer, oficinas de nutrio, sade bucal e fisioterapia e sorteio de brindes.

Belm
Em Belm, a Companhia de Transportes do Municpio (CTBel) vai prestar uma homenagem s mulheres disponibilizando uma equipe de educadores de trnsito para uma ao em duas faixas de pedestres no semaforizadas da Avenida Duque de Caxias, das 8h s 12h. Alm de repassar orientaes s mulheres condutoras, a equipe distribuir brindes.

Natal
Em Natal, as comemoraes comeam com uma caminhada, s 15h, em frente a unidade de sade III de Felipe Camaro. O evento pretende divulgar a Lei Maria da Penha, que trata da violncia domstica e familiar contra a mulher. Na oportunidade tambm ser divulgada a rede de servios da prefeitura que presta atendimento mulher.

Para as gestantes, a Unidade Mista de Pajuara, da Secretaria de Sade de Natal, realiza, pela manh, uma roda de conversa sobre “A Sade da Mulher e o seu Papel na Sociedade”, dinmicas de grupo e sorteio de brindes.

Porto Alegre
Em Porto Alegre, ser realizado, no Pao Municipal, a partir das 9h30, um ato que formaliza uma srie de polticas pblicas municipais voltadas s questes da mulher. Entre elas, est a doao de um terreno, pelo governo do estado, para a construo da Delegacia Estadual da Mulher no Bairro Restinga.

Ainda neste sbado, s 17h, as mulheres podero assistir ao filme “O bgamo”. A entrada franca.

Cidades oferecem programao especial para o Dia da mulher. Palestras, caminhadas e homenagens marcam celebraes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir