Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Correa e Uribe apertam as mos e encerram conflito bilateral
Encontro aconteceu nesta sexta-feira (7) em Santo Domingo.
Correa e Uribe apertam as mos e encerram conflito bilateral
Foto: Reprodução

Os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Colmbia, Alvaro Uribe, deram por superada nesta sexta-feira (7) em Santo Domingo, com um aperto de mos, a crise diplomtica iniciada com uma incurso militar colombiana em territrio equatoriano. O encontro ocorreu na cpula do Grupo do Rio, que acontece na Repblica Dominicana.

Uribe tambm cumprimentou o presidente venezuelano, Hugo Chvez, em meio a aplausos dos presentes. Leonel Fernndez, presidente dominicano e anfitrio do encontro, foi quem props aos trs presidentes que se abraassem num sinal de reconciliao.

"Com o compromisso de no agredir nunca mais um pas irmo e o pedido de perdo, podemos dar por superado este gravssimo incidente", disse Correa dirigindo-se a Uribe, que se aproximou para cumpriment-lo durante a sesso plenria.

O presidente da Nicargua, Daniel Ortega, disse que os acordos alcanados nesta sexta-feira, pondo fim ao conflito entre Equador e Colmbia, permitem a retomada das relaes de seu pas com o governo colombiano.

A crise
O conflito diplomtico teve incio em 1 de maro, aps invaso do territrio equatoriano pelas tropas colombianas, numa operao que matou o nmero dois das Foras Armadas revolucionrias da Colmbia (Farc), Ral Reyes.

Reyes, que tinha 59 anos, era considerado um dos homens da linha dura das Farc e brao direito do fundador da guerrilha, Manuel Marulanda ("Tirofijo"), de quem era genro. Ele foi morto com pelo menos mais 10 guerrilheiros durante uma operao nas proximidades de Teteyi, no departamento de Putumayo, que faz fronteira com o Equador.

A morte de Reyes levou a uma troca de acusaes: de um lado estava a Colmbia -apoiada pelos Estados Unidos; de outro, o Equador e a Venezuela do presidente Hugo Chvez. Os pases haviam rompido relaes diplomticas e os embaixadores tiveram de deixar suas bases.

Fracasso anunciado
O presidente da Colmbia, lvaro Uribe, reconheceu nesta sexta-feira (7) que no avisou seu colega equatoriano, Rafael Correa, sobre a operao militar contra as Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) em territrio do Equador. E disse que se tivesse avisado, a ao "teria fracassado".

Uribe, em seu discurso na cpula do Grupo do Rio, acrescentou que a operao em questo era "contra um dos mais terrveis terroristas da histria da humanidade".

Chvez e a guerra
O presidente venezuelano, Hugo Chvez, defendeu na noite de quinta-feira (7) que se evite uma guerra na Amrica Latina e pediu um processo que permita a transformao das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) em um partido poltico "sem que seus membros sejam mortos".

"Que (as Farc) entreguem as armas, que formem um partido poltico, mas que no lhes matem", declarou o governante ao chegar a Santo Domingo.

Chvez pediu s Farc "que humanizem a guerra, que no utilizem o seqestro como uma arma".

Fim da cpula
A cpula do Grupo do Rio de pases latino-americanos encerrou seus debates na tarde desta sexta-feira (7) em Santo Domingo com a leitura de documento elaborado por consenso que confirma a superao da crise entre Colmbia e Equador.

A "Declarao de Santo Domingo" foi firmada por cerca de vinte delegaes de pases latino-americanos aps um rduo trabalho diplomtico para contornar a troca de acusaes entre os presidentes de Colmbia e Equador.

O documento inclui um compromisso colombiano de nunca mais repetir um ataque a outro pas por questes de segurana, como ocorreu no sbado passado quando a Colmbia atacou um acampamento das Farc no Equador, o que provocou a grave crise.

Correa e Uribe apertam as mos e encerram conflito bilateral. Encontro aconteceu nesta sexta-feira (7) em Santo Domingo..

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir