Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-03-2008

As cinco maiores vitórias das brasileiras
Atletas como Maria Lenk e Maria Esther Bueno entraram para a história do esporte nacional
As cinco maiores vitórias das brasileiras
Foto: Agência

Em um paí­s com tantas atletas talentosas, é até difí­cil eleger as cinco maiores conquistas do esporte feminino no Brasil. No entanto, certas marcas não poderiam ficar fora da lista, como o pioneirismo da nadadora Maria Lenk, que foi a primeira mulher sul-americana a disputar as Olimpí­adas, em 1932.

Assim como o brilhantismo da tenista Maria Esther Bueno, tricampeã de Wimbledon e dona de um estilo único em quadra. Outra brasileira a pôr seu nome na história foi Aí­da dos Santos, que detém a melhor colocação feminina individual do paí­s nas Olimpí­adas, o quarto lugar no salto em altura conquistado nos Jogos de Tóquio, em 1964.

E como não lembrar de Hortência? Entre seus feitos mais significativos, estão marcas impressionantes, como o recorde mundial de 121 pontos em um só jogo, no ano de 1990. Mas a rainha do basquete mostrou toda a sua majestade ao ajudar a seleção brasileira a conquistar a medalha de prata nas Olimpí­adas de Atlanta, em 1996.

Por fim, Jacqueline Silva, que formou uma dupla de ouro com Sandra Pires. Em 1996, quando o vôlei de praia estreava como modalidade olí­mpica, nos Jogos de Atlanta, as duas protagonizaram momentos de pura emoção ao colocarem, pela primeira vez, as mulheres brasileiras no lugar mais alto do pódio.

As cinco maiores vitórias das brasileiras. Atletas como Maria Lenk e Maria Esther Bueno entraram para a história do esporte nacional.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir