Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Retrospecto de Joel fora de casa é péssimo
Sob comando do técnico, Fla sofreu sete derrotas em 11 jogos na casa do adversário
Retrospecto de Joel fora de casa é péssimo
Foto: http://globoesporte.globo.com

Se no Maracanã o Flamengo de Joel Santana se torna um animal feroz, ameaçador e quase imbatí­vel para os adversários, fora de casa o time rubro-negro pode ser comparado a um bichinho inofensivo, assustado e ingênuo. Os números, ao mesmo tempo que contemplam números extremamente favoráveis a Joel nas partidas no Maracanã, são desastrosos quando a equipe precisa sair de seus domí­nios: em 11 jogos, sete derrotas, dois empates e apenas duas vitórias.

Pior ainda é quando se analisa o número de gols sofridos e marcados nestes jogos. A equipe rubro-negra levou 19 gols e só conseguiu marcar seis. Além dos 3 a 0 sofridos nesta quinta-feira para o Nacional, do Uruguai, o Flamengo perdeu pelo mesmo placar para Santos, logo na estréia de Joel no comando do time, em 5 de agosto, e Internacional, ambos no Brasileirão do ano passado.

Além disso, o Flamengo não ganhou ou sequer empatou fora de casa com um time de primeira grandeza. Venceu Paraná e América-RN e empatou com o Juventude, todos no Brasileirão do ano passado, e saiu de campo com um insosso 0 a 0 na estréia na Libertadores deste ano, contra o inexpressivo Coronel Bolognesi, do Peru.

Maracanã foi o grande palco da recuperação no Brasileirão

O ótimo retrospecto dentro de casa, contando com a força de sua torcida, explica a vertiginosa recuperação no Brasileirão de 2007, quando o time rubro-negro saiu da zona de rebaixamento para terminar em terceiro lugar, e também a fácil classificação para as semifinais da Taça Guanabara. Favoreceu o Flamengo de Joel o fato de vários jogos em casa terem sido adiados para o segundo semestre do ano passado por causa dos Jogos Pan-Americanos e a mudança no regulamento deste ano do Campeonato Carioca, que impede que os times pequenos joguem em seus estádios.

No Maracanã, onde, a se basear no retrospecto com Joel Santana, o time tem grandes chances de vencer o mesmo Nacional que o derrotou nesta quinta e o Coronel Bolognesi e se reabilitar nesta primeira fase da Libertadores, os números são impressionantes, mesmo levando-se em conta os clássicos cariocas.

Média de dois gols por partida

Ao todo, o Flamengo fez 26 partidas em casa, conquistando 21 vitórias, três empates e duas derrotas, ambas para o Fluminense, uma no Brasileiro e outra na Taça Guanabara. O time marcou no Maracanã, sob o comando de Joel, 52 gols, média de dois por partida, e sofreu 21.

No geral, graças aos bons resultados obtidos em casa, o Flamengo de Joel Santana tem um bom retrospecto até o momento: em 38 jogos (um deles, a goleada de 4 a 0 sobre o América-RJ, foi disputado no Engenhão), 24 vitórias, cinco empates e nove derrotas, com 62 gols marcados e 40 gols sofridos.

Os jogos fora de casa com Joel Santana

Campeonato Brasileiro

5/8/2007 Flamengo 0 x 3 Santos Vila Belmiro (Santos, SP)
8/8/2007 Flamengo 0 x 2 Atlético-PR Arena da Baixada (Curitiba)
19/8/2007 Flamengo 1 x 2 Palmeiras Parque Antarctica (São Paulo)
8/9/2007 Flamengo 0 x 3 Internacional Beira-Rio (Porto Alegre)
23/9/2007 Flamengo 2 x 2 Juventude Alfredo Jaconi (Caxias, RS)
13/10/2007 Flamengo 1 x 0 Paraná Durival de Brito (Curitiba)
28/10/2007 Flamengo 1 x 0 América-RN Machadão (Natal)
4/11/2007 Flamengo 1 x 3 Cruzeiro Mineirão (Belo Horizonte)
2/12/2007 Flamengo 0 x 1 Náutico Estádio dos Aflitos (Recife)

Taça Libertadores

13/2/2008 Flamengo 0 x 0 Coronel Bolognesi Estádio Jorge Basadre (Tacna, Peru)
6/3/2008 Flamengo 0 x 3 Nacional Estádio Gran Parque Central (Montevidéu)

Retrospecto de Joel fora de casa é péssimo
Sob comando do técnico, Fla sofreu sete derrotas em 11 jogos na casa do adversário

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir