Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Brasileiras de peso no esporte mundial
País produz cada vez mais atletas que são referências, como Marta, Juliana e Larissa
Brasileiras de peso no esporte mundial
Foto: http://globoesporte.globo.com

O dia 8 de mar�o � o Dia Internacional da Mulher, mas, quando se trata de esportes, o Brasil inteiro tem motivos para comemorar. Com um investimento cada vez maior em v�rias modalidades, o pa��s tem produzido uma legi�o de atletas que se tornaram refer�ncia mundial em seus esportes.

A na��o que se orgulha de ser a p�tria de Marta tem hist�rias de supera��o de sobra para contar. Como a pr�pria da atacante, que venceu o preconceito no futebol e saiu da pequena Dois Riachos, cidade de apenas 12 mil habitantes no interior de Alagoas, para ser eleita a melhor do mundo duas vezes consecutivas.

A dupla Juliana e Larissa tamb�m passou por poucas e boas at� atingir o estrelato. As duas come�aram a jogar juntas em 2002, mas Juliana teve uma les�o no joelho esquerdo e ficou quase um ano parada. A parceria foi retomada em 2004 e, desde ent�o, elas seguem acumulando t��tulos - s� em 2007, conquistaram o tricampeonato mundial e o ouro no Pan-Americano.

Acho que algumas pessoas nos v�em como exemplo n�o s� pelos resultados que conquistamos, mas tamb�m pela nossa for�a de vontade e pelo esfor�o que fizemos pelo esporte


Acho que algumas pessoas nos v�em como exemplo n�o s� pelos resultados que conquistamos, mas tamb�m pela nossa for�a de vontade e pelo esfor�o que fizemos pelo esporte, como abdicar de muitas coisas na nossa vida particular. Diante dessa nova gera��o, nossa responsabilidade � maior do que conquistar t��tulos - afirma Juliana.

Para algumas atletas, estar entre as melhores do mundo � uma luta di�ria contra as dificuldades de se dedicar ao esporte no Brasil. Terceira colocada no ranking mundial da Federa��o Internacional de Nata��o (Fina), Poliana Okimoto, da maratona aqu�tica, ficou sete meses sem ter uma piscina adequada para treinar em Santos, sua cidade, problema que s� foi resolvido no �ltimo m�s. Os problemas, no entanto, n�o tiram a empolga��o da nadadora, que capricha nos treinos para recuperar o tempo perdido.

- A gente encontra dificuldades a qualquer momento, n�o s� nos esportes. � preciso sobreviver a essas coisas. Se voc� gosta do que faz, supera at� os sacrif��cios.

Preconceito? Depende do esporte
Fabiana Murer, do salto com vara, era conhecida por muitos apenas por treinar de vez em quando com Yelena Isinbayeva, recordista mundial. Mas o potencial da brasileira, medalha de ouro no Pan, ficou claro no �ltimo dia 26, quando ela conseguiu a mesma marca da russa em um meeting disputado na Fran�a, 4,61m. Hoje, Fabiana comemora o fim do preconceito com as mulheres no esporte que escolheu para si.

- O salto com vara � uma prova nova para as mulheres, somente em 1992 a prova teve seu primeiro recorde mundial reconhecido. Os homens achavam que o corpo das mulheres n�o ag��entaria fazer salto com vara, que era uma prova muito "pesada", mas hoje em dia n�o sofremos preconceito algum. As mulheres j� conquistaram seu espa�o e mostraram de que s�o capazes de fazer as mesmas coisas que os homens. Dentro do meu esporte fa�o o melhor que posso com a for�a e sensibilidade de uma mulher - explica, em entrevista por e-mail ao GLOBOESPORTE.COM.

Os homens achavam que o corpo das mulheres n�o ag��entaria fazer salto com vara, que era uma prova muito "pesada", mas hoje em dia n�o sofremos preconceito algum. As mulheres j� conquistaram seu espa�o
Fabiana Murer

No entanto, Nat�lia Falavigna, campe� mundial de 2005 no taewkondo, admite que se sente incomodada com atitudes machistas em sua modalidade.

- Muitas vezes acontece um preconceito bobo e retr�grado por parte de homens, um machismo. �s vezes um pai ou colegas, o que vira um obst�culo a mais para as mulheres. Mas todos, independentemente do sexo, passam por dificuldades para encontrar seu espa�o no esporte.

O pensamento � o mesmo de Ros�ngela Concei��o, a "Zanza", que representa o pa��s na luta ol��mpica.

- Participo de algumas palestras e sou indagada sobre a combina��o entre a feminilidade e uma luta, digamos, dura, pesada. A luta feminina ainda sofre muito preconceito, mas � importante ressaltar que o esporte tem a m�gica de nos fazer sentir e ser melhores - garante

Brasileiras de peso no esporte mundial
Pa��s produz cada vez mais atletas que s�o refer�ncias, como Marta, Juliana e Larissa

Fonte: Simone Evangelista
http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir