Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-03-2008

Atleta paraolmpico sonha com Olimpadas!
Oscar Pistorius briga na Justiça para correr com os melhores do mundo
Atleta paraolmpico sonha com Olimpadas!
Foto: Agência

Olhando de longe, Oscar Pistorius parece um homem comum. Apoiado em duas prteses que imitam a perna humana, num tom de pele prximo ao dele, anda normalmente e at pilota moto. Mas de perto, Oscar diferente. No por sua deficincia, mas pela coragem e contundncia com que defende um direito que acredita ter. Campeo paraolmpico em Atenas, Oscar quer disputar as prximas Olimpadas.

Dono da segunda melhor marca nos 400 metros entre todos os atletas da frica do Sul, recordista mundial nos 100m, 200m e 400m para amputados, Oscar luta na Justia para poder competir com os melhores corredores do mundo em Pequim. A Federao Internacional de Atletismo (IAAF) probe, argumentando que a prtese de corrida de Oscar faz com que ele tenha menos desgaste que os outros atletas. Oscar contesta a deciso, garantindo ter em mos anlises que descartam qualquer vantagem com o uso da prtese. Mesmo assim, j est preparado para desembarcar em Pequim somente para as Paraolimpadas. Aos 21 anos, ainda tem tempo para brigar por Londres-2012.

Ser que a ao da IAAF discriminatria, j que Oscar tem capacidade tcnica para estar nas Olimpadas? Ou ser que ela evita que se abra um precedente perigoso e que, no futuro, as provas sejam dominadas por atletas com prteses?

A equipe do Esporte Espetacular entrevistou Oscar Pistorius em Pretria, na frica do Sul, para mostrar essa polmica. A reportagem vai ao ar neste domingo.

Atleta paraolmpico sonha com Olimpadas!. Oscar Pistorius briga na Justia para correr com os melhores do mundo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir