Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-03-2008

'Ainda sinto cobrança para as mulheres em relação a imagem',
Cantora diz que novo tipo de machismo está em padrões estéticos
'Ainda sinto cobrança para as mulheres em relação a imagem',
Foto: Divulgação

Pitty já perdeu a conta de quantas vezes lhe perguntaram se há preconceito contras as mulheres no rock. Bem, é difí­cil imaginar nos dias de hoje alguém com o dedo em riste porque uma garota empunhou uma guitarra. A roqueira baiana, que se apresenta em São Paulo neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, concorda que não é dentro da música que estão os maiores problemas, mas percebe um novo tipo de machismo quando vê uma cobrança cada vez maior pelos padrões estéticos e pela barriguinha em forma.

"Dá para sentir uma certa cobrança com relação a imagem. Você não vê as pessoas escrevendo que o cara está meio gordinho. E, quando é mulher, existe sempre aquela coisa de seguir esse padrão 'bonitinha-perfeita-magrinha'. Isso para mim é uma forma de machismo", diz a í­cone adolescente, que, ao menos, não vê nos seus fãs uma pressão para corresponder a essa imagem.

"Espero que, no caso do meu público, isso não conte mesmo. Porque eu mesmo não tenho essa preocupação."

A cantora vai se apresentar neste sábado no Citibank Hall paulista o show do DVD "{Des}concerto" (2007), que vendeu 50 mil cópias e conquistou o DVD de ouro. Os hits e as duas músicas inéditas gravadas para o trabalho vão entrar na performance, mas ela afirma que tenta sempre romper com um comportamento burocrático.

"A gente sempre fica sem saber o que dizer quando perguntam como vai ser o show. Porque muda muito de um final de semana para outro. Existe um set list básico que vai ser calcado no DVD, mas não é o mesmo show porque a gente está há quatro meses na estrada. E a gente acaba modificando naturalmente para não se burocratizar demais."

Enquanto se prepara para gravar o seu novo disco, muito provavelmente neste ano, ela aparece de forma distinta de sua persona roqueira no disco do projeto 3naMassa, do produtor Rica Amabis (Instituto) e dos músicos da Nação Zumbi Pupilo e Dengue. Ao lado de Céu, Thalma de Freitas e a atriz Leandra Leal, entre outras, ela interpreta canções de tons sensuais.

Pitty canta "Lágrimas pretas", que tem letra do lí­der do Cordel do Fogo Encantado, Lirinha, e tem uma notável diferença em relação a seu trabalho da carreira solo. Novas direções no futuro?

"Eu me amarro em coisas diferentes. Existem muitas coisas sobre mim artisticamente falando que as pessoas não tiveram a oportunidade de conhecer. O que rolou com o 3namassa foi uma dessas coisas. Li a letra e achei do cacete. Parecia que o Lirinha tinha entrado na minha cabeça e tirado coisas. Eu perfeitamente poderia ter escrito aquilo, tem muito a ver comigo. Foi uma delí­cia de fazer."

Pitty em São Paulo

Quando: sábado (8), í s 22h

Onde: Citibank Hall, Av. Jamaris, 213, Moema, tel. 11-6846-6040

Quanto: R$ 40 (pista) e R$ 100 (camarote)

'Ainda sinto cobrança para as mulheres em relação a imagem', diz Pitty
Cantora diz que novo tipo de machismo está em padrões estéticos.
Ela se apresenta no Citibank Hall, em São Paulo, neste sábado (8).

Fonte: Shin Oliva Suzuki

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir