Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 09-03-2008

Dalai Lama reitera apoio í s Olimpí­adas
Governo chinês acusava líder espiritual de tentar sabotar a disputa dos Jogos Olímpicos
Dalai Lama reitera apoio í s Olimpí­adas
Foto:http://globoesporte.globo.com

O Dalai Lama reiterou seu apoio aos Jogos Olí­mpicos de Pequim, após as acusações do governo chinês de que o lí­der espiritual estava tentando sabotá-los, informa neste domingo o jornal indiano "Phayul". Em comunicado publicado no jornal, o Departamento de Informação (DIIR) do governo tibetano no exí­lio indiano assegurou que essa acusação contra o Dalai Lama é "altamente incendiária".

- No assunto dos Jogos Olí­mpicos é comumente sabido que Sua Santidade o Dalai Lama apoiou consistentemente o direito da China a acolher os Jogos Olí­mpicos de 2008 - disse o DIIR.

A reação do governo tibetano, que tem sua sede na cidade indiana de Dharamsala, no norte do paí­s, acontece após uma acusação do secretário no Tibete do Partido Comunista da China, Zhang Qingli, que disse que o Dalai Lama quer sabotar os Jogos. Mas essa acusação, segundo o DIIR, é baseada em uma entrevista que o Dalai Lama concedeu em janeiro a um canal britânico e que teria sido "distorcida".

- O secretário do partido baseou sua informação em uma entrevista que Sua Santidade concedeu í emissora britânica 'ITV', que atribuiu erroneamente ao lí­der tibetano o apoio a protestos pací­ficos durante os preparativos dos Jogos - afirmou o DIIR.

A "ITV" tinha assegurado que o Dalai Lama defendia protestos pací­ficos dos tibetanos contra o governo de Pequim durante os Jogos Olí­mpicos.

- O Dalai Lama disse que isso era 'radical demais', em resposta a um possí­vel apoio a pedido de várias ONG a um boicote dos Jogos Olí­mpicos.

Dalai Lama reitera apoio í s Olimpí­adas
Governo chinês acusava lí­der espiritual de tentar sabotar a disputa dos Jogos Olí­mpicos

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir