Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2008

Explosão de minas instaladas pelas Farc mata um í­ndio .
Um índio colombiano morreu e outros dois ficaram feridos na explosão de minas instaladas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)
Explosão de minas instaladas pelas Farc mata um í­ndio .

Bogotá, 9 mar (EFE) - Um í­ndio colombiano morreu e outros dois ficaram feridos na explosão de minas instaladas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no departamento colombiano de Cauca (sudoeste), informaram hoje fontes militares.



O general Leonardo Barrero, comandante da 29ª Brigada do Exército, indicou em comunicado que os artefatos explodiram na localidade de La Plata (600 quilômetros ao sudoeste de Bogotá), enquanto os í­ndios colhiam milho.

A explosão das minas antipessoais espalhadas por guerrilheiros das Farc feriu três nativos, um dos quais morreu horas mais tarde.

A ví­tima fatal foi identificada como José Reinel Remigio Occa, informou Barrero, que acrescentou que as tropas sob seu comando realizam uma operação contra as frentes 6 e 48 e a "Coluna Jacobo Arenas" das Farc.

A Colômbia passou a ser em 2006 o paí­s do mundo com o maior número de ví­timas por minas e é o único na América Latina onde ainda são instaladas armas não convencionais.

De acordo com o Programa Presidencial de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário, 874 pessoas foram ví­timas em 2007 de minas antipessoais na Colômbia. EFE

Explosão de minas instaladas pelas Farc mata um í­ndio .


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir