Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2008

Aps desafio, paulistano descarta trocar nibus lotado
Enfermeiro que mora no extremo leste de SP experimentou ônibus para chegar ao Centro
Aps desafio, paulistano descarta trocar nibus lotado
Foto: Reprodução

Na semana em que a maior cidade do Brasil bateu recordes de congestionamento no trnsito e viu moradores da Zona Sul se revoltar contra a lentido dos nibus, o Fantstico props um desafio para um motorista paulistano. Ele foi convidado a enfrentar os desafios do transporte pblico de So Paulo.

O enfermeiro Deivid Mendes costuma rodar, de carro, 32 quilmetros, do prdio em que mora, no extremo leste da cidade, ao trabalho, na Santa Casa, no Centro. No caminho, enfrenta diariamente os efeitos do trnsito que no pra de ficar cada dia mais complicado. No para menos. A cada dia, as ruas de So Paulo recebem 800 veculos novos. Em dez anos, a frota da cidade cresceu 25%. Enquanto a quantidade de ruas e avenidas aumentou apenas 6%.

No nibus, o enfermeiro ouviu a reclamao dos passageiros sobre a velocidade e a superlotao do transporte pblico. Em seu carro, Mendes costuma seguir na mdia dos 27 quilmetros por hora, que a velocidade comum para os carros durante os horrios de pico da manh, em So Paulo, segundo a companhia de trnsito.

Se quem anda de carro j acha que o trnsito paulistano est cada vez pior, imagine a rotina dos passageiros de nibus: a velocidade mdia nesse transporte coletivo no passa de 12 km/h, segundo o sindicato que rene as empresas de nibus.

Para comear, o nibus da linha que liga o bairro do Deivid ao centro da cidade demorou 20 minutos para passar. De carro, a viagem costuma durar uma hora, uma hora e meia. Passageiros que seguiram no mesmo nibus do enfermeiro contam que chegam a demorar at trs horas no trajeto. "Tinha que aplicar mais nos corredores de nibus. Pessoal deixar carrinho em casa, pegar um transporte pblico, acho que tem que melhorar o corredor de nibus", acredita o enfermeiro.

Protesto
Em outro extremo de So Paulo, um violento protesto, na sexta-feira, foi justamente contra a lentido no corredor exclusivo de nibus. “Do servio pra minha casa meia hora sem trnsito, mas eu gasto todo dia trs, quatro horas. Todo dia daqui pra l uma hora andando”, conta a secretria e pedagoga Edilia Santos.

De fato, nmeros da Secretaria de Transporte de So Paulo mostram que mesmo nas faixas exclusivas a velocidade dos nibus vem caindo. Para o professor da USP, o trnsito de So Paulo s tem jeito com solues que vo pesar no bolso. Como o pedgio urbano. " um mecanismo de cobrana do usurio, cobrana diria, para aquele que quer continuar se deslocando de carro. Tem sido usado em muitas cidades do mundo, e cidades do mundo com transporte muito eficiente”, aponta o professor Cludio Barbieri.

No fim do desafio, o enfermeiro - que levou duas horas e vinte minutos no nibus at o destino " afirma que prefere o carro. “Prefiro mil vezes vir de carro todo dia do que pegar nibus”, afirma Mendes. Por enquanto, ele pode ficar tranqilo. Atualmente a Prefeitura descarta cobrar pedgio. Aposta em chips para fiscalizar carros e em investimentos no Metr.

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Fonte:

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Por:  Felipe Campos    |      Imprimir