Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2008

PSOE vence as eleiçíµes na Espanha e PP ganha espaço
O valor dos pedidos de maquinaria no Japão cresceu 19,6% em janeiro em relação ao mês anterior
PSOE vence as eleiçíµes na Espanha e PP ganha espaço

MADRI, 9 Mar 2008 (AFP) - O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de José Luis Rodrí­guez Zapatero obteve neste domingo uma "clara vitória" nas eleições legislativas espanholas sobre o conservador Partido Popular (PP), que apesar da derrota aumentou seu número de deputados na Câmara.

O PSOE garantiu 169 cadeiras no Congresso (de um total de 350), enquanto o Partido Popular (PP) ficou com 154 vagas, apurados 96% dos votos.

Com esses resultados, o PSOE ganha cinco cadeiras a mais que as 164 obtidas no pleito de 2004. O PP, por sua vez, também ganhou mais espaço no Legislativo, e terá seis deputados a mais que em 2004.

Assim sendo, o partido socialista encerra o processo eleitoral apenas com uma maioria relativa, o que obrigará Zapatero a estabelecer acordos com outras formações polí­ticas para governar.

Para isso, os socialistas podem recorrer aos nacionalistas catalãos do CiU, que mantiveram seus 10 parlamentares, além dos bascos do PNV, que por sua vez perderam uma cadeira, ficando com seis deputados.

"Os espanhóis falaram com clareza e decidiram começar uma nova etapa sem crispação, que exclui a confrontação", declarou o presidente do governo espanhol, o socialista José Luis Rodrí­guez Zapatero, referindo-se ao ambiente polí­tico dos últimos quatro anos.

"Governarei aprofundando as coisas que temos feito bem e corrigindo os erros", disse Zapatero a partidários reunidos na sede madrilenha do PSOE.

O candidato do Partido Popular (PP, conservador), Mariano Rajoy, reconheceu a vitória do adversário, mas destacou os excelentes resultados de sua formação, que obteve "mais votos do que nunca".

Ao todo, 35 milhões de espanhóis foram convocados a votar neste domingo. O pleito serviu para renovar as 350 cadeiras da Câmara dos Deputados, além de 208 das 264 vagas do Senado, em um clima de luto após o assassinato na última sexta-feira do ex-vereador socialista Isaí­as Carrasco, de 42 anos, em Mondragón (Paí­s Basco), em atentado atribuí­do í  organização separatista basca ETA.

A participação, com 96% dos votos apurados, foi de 75,34%, percentual de eleitores ligeiramente menor em relação í quele que compareceu í s urnas em 2004 (75,66%).

A grande perdedora foi a coalizão ecocomunista Esquerda Unida (IU), que perdeu duas das cinco cadeiras que tinha no Congresso, prejudicada pelo chamado "voto útil" dos eleitores de esquerda, que preferiram apoiar o PSOE para impedir uma vitória do PP.

Seu lí­der, Gaspar Llamazares, assumiu a derrota como pessoal e informou que não se apresentará ao cargo na próxima assembléia da formação.

Além da IU, a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), que na última legislatura apoiou os socialistas no Congresso em algumas situações, perdeu cinco dos oito deputados conseguidos em 2004.

No Paí­s Basco, onde a organização armada basca e dois partidos separatistas que não foram autorizados a concorrer fizeram campanha pela abstenção, o não comparecimento foi registrado em 35%, 10% a mais que em 2004. As formações foram impedidas de lançar candidatos devido a suas ligações com o Batasuna, braço polí­tico do ETA.

No entanto, após o assassinato de Carrasco, todos os partidos polí­ticos mudaram o discurso e passaram a pedir que as pessoas fossem votar.

Por causa do atentado, os partidos polí­ticos suspenderam a campanha eleitoral - em 2004, por causa dos atentados terroristas que em 11 de março deixaram 191 mortos em trens e estações ferroviárias de Madri, houve movimento semelhante, o que colaborou para a vitória dos socialistas três dias depois da tragédia.

Desta vez, o PSOE venceu as eleições apesar da vantagem atribuí­da ao PP nas pesquisas de intenção de voto. Em 2004, havia um contexto de grande mobilização contra o governo conservador por ter enviado tropas ao Iraque.

Na época, o executivo de José Marí­a Aznar atribuiu os atentados ao ETA, mesmo com a aparição dos primeiros indí­cios de que se tratava da ação de uma célula terrorista islâmica ligada í  Al Qaeda.

PSOE vence as eleições na Espanha e PP ganha espaço.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir