Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2008

Lí­der da Esquerda Unida assume fracasso do grupo nas eleiçíµe
Gaspar Llamazares, o líder da Esquerda Unida (IU), assumiu pessoalmente o "fracasso" do grupo nas eleições realizadas hoje na Espanha
Lí­der da Esquerda Unida assume fracasso do grupo nas eleiçíµe

Madri, 9 mar (EFE).- Gaspar Llamazares, o lí­der da Esquerda Unida (IU), assumiu pessoalmente o "fracasso" do grupo nas eleições realizadas hoje na Espanha, nas quais perdeu mais de 300.000 votos e três deputados, e anunciou que não voltará a se apresentar como coordenador geral da coalizão "vermelho-verde".

Em uma entrevista para a imprensa, na qual atribuiu o retrocesso ao "tsunami bipartidário" do Partido Socialista (PSOE) e o Partido Popular (PP) - que somaram 84% dos votos -, Llamazares adiantou que proporá a realização de uma assembléia extraordinária para escolher um novo lí­der para a IU.

Ele se queixou amargamente da "injustiça" de um sistema eleitoral que deixa sem grupo parlamentar próprio - são necessários 5 deputados ou 5% dos votos para formá-lo - um partido polí­tico que tem quase um milhão de votos.

Com 9% dos votos apurados, a IU obteve hoje perto de 950.000 votos no conjunto da Espanha, o que representa 3,81% do eleitorado (1,1 ponto percentual menos que há quatro anos), e o fez perder 3 dos 5 deputados que tinha na legislatura passada.

Para o lí­der da IU, a próxima assembléia da coalizão deve servir para a "participação, o relançamento e a revitalização" de "um projeto imprescindí­vel para a sociedade", já que representa movimentos de esquerda, ecologistas, pacifistas e feministas.

Este médico de 50 anos de idade e deputado nacional pela região de Astúrias (norte da Espanha) desde as eleições gerais de março de 2000, é coordenador geral da Esquerda Unida desde outubro de 2000, data na qual substituiu Julio Anguita.

Em dezembro de 2007, o Conselho Polí­tico Federal da IU o ratificou como candidato í  Presidência do Governo com 84 votos a favor, duas abstenções e nenhum voto contra.

Lí­der da Esquerda Unida assume fracasso do grupo nas eleições.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir