Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-03-2008

STEVIE WONDER
Stevie Wonder nasceu no dia 13 de maio de 1950, em Saginaw, Michigan nos Estados Unidos
 STEVIE WONDER
Foto: http://mybuddieslive.com

Stevie Wonder nasceu no dia 13 de maio de 1950, em Saginaw, Michigan nos Estados Unidos. Ele nasceu prematuro e em decorr�ncia de um problema com o fornecimento de oxig�nio na incubadora ele ficou cego. Quatro anos depois, a fam��lia mudou-se para Detroit e percebeu o talento musical do menino. Ele come�ou a cantar na igreja e aprendeu a tocar piano e bateria antes dos nove anos.

Em 1961, quando se apresentava para alguns amigos foi ouvido por Ronnie White, do The Miracle que arrumou uma audi��o com a gravadora Motown. O prod��gio da m�sica conseguiu um contrato naquele mesmo dia e o produtor e compositor Clarence Paul foi o respons�vel pelo primeiro �lbum do cantor que na �poca, com apenas 12 anos de idade, usava o nome de Little Stevie Wonder.

Em 1962, foram lan�ados dois discos, “A Tribute to Uncle Ray”, com ‘covers’ do ��dolo de Stevie, Ray Charles; e “The Jazz Soul Of Little Stevie”, com acompanhamento de uma orquestra. As vendas n�o foram muito boas, e a gravadora resolveu lan�ar um �lbum ao vivo, “The 12 Year Old Genius”, em 1963. A m�sica “Fingertips, Pt. 2” foi parar no topo das paradas de R&B e de m�sica Pop e o disco se tornou o primeiro no topo das vendas da Motown.

Nos meses seguintes, Stevie chegou a lan�ar outros ‘singles’, mas nenhum fez o mesmo sucesso. Ele foi estudar piano em Michigan e, em 1964, voltou ao topo das paradas com “Uptight (Everything’s Alright)”, j� sem o “Little” no nome. A m�sica foi co-escrita pelo cantor e mostrou amadurecimento vocal e dois anos depois, ele gravou a can��o “Blowin’ In The Wind”, de Bob Dylan, em que ele mostrava pela primeira vez uma preocupa��o social.

Nos anos seguintes, Stevie produziu diversos hits co-escritos por ele, como “Hey Love”, “I Was Made To Love Her” e “For Once in My Life”. Em 1970, ele gravou a m�sica “Signed, Sealed, Delivered I’m Yours” com a cantora Syreeta Wright, com quem se casou meses depois.

Quando estava preste a completar 21 anos em 1971, Stevie lan�ou o disco “Where I’m Coming From”, produzido inteiramente por ele. O cantor ainda co-escreveu todas as m�sicas, algumas delas com a esposa. Naquela �poca tamb�m terminou o contrato com Motown. Ele construiu um est�dio com o dinheiro que ganhou nos �ltimos anos e, na negocia��o para o novo contrato com Motown, Stevie conseguiu que todo o controle de suas m�sicas fosse dele.

O primeiro disco no pr�prio est�dio saiu em 1972, “Music of My Mind”, com v�rias can��es escritas com Syreeta. Mas logo depois o casamento acabou e eles voltaram a ser amigos, com isso, a carreira deu um novo salto quando Stevie participou de uma turn� com os Rolling Stones e o posto de superstar foi consolidado com o lan�amento de “Talking Book”, de onde sa��ram v�rios ‘hits’. Entre eles, “You Are The Sunshine Of My Life”, respons�vel por um dos tr�s Grammy que Stevie ganhou na �poca.

Em 1973, saiu “Innervisions”, que levou o pr�mio de �lbum do ano no Grammy e se tornou um sucesso estrondoso. Mas uma trag�dia quase termina com toda a alegria de Stevie �" ele sofreu um grave acidente de carro, chegou a ficar em coma, mas se recuperou totalmente. Passado o susto, ele voltou em boa forma e com for�a para deixar clara a postura contra os problemas raciais dos Estados Unidos: saiu do pa��s para dar apoio ao fim do Apartheid na �frica, onde foi recebido calorosamente por Nelson Mandela.

Stevie produziu in�meros sucessos e ganhou v�rios pr�mios, mas as vendas eram abaixo do esperado. Foi com “The Woman In Red” que ele voltou ao topo. O disco era a trilha sonora do filme “A Dama de Vermelho”, e o tema “I Just Called to Say I Love You” se tornou o maior sucesso da carreira do m�sico.

Em 1985, ap�s cinco anos sem lan�ar nada, saiu “In Square Circle”, impulsionado pela m�sica “Part Time Lover”. Stevie participou ainda da can��o “We Are The World” do projeto USA For Africa com v�rios outros cantores, mesmo assim, os discos foram se distanciando cada vez mais. Em 1987 saiu “Characters” e s� em 1991 veio “Jungle Fever”, trilha sonora de um filme de Spike Lee. Quatro anos depois, ele lan�ou “Conversation Peace”, que desapontou nas vendas.

Stevie voltou apenas para um dueto com Babyface, “How Come, How Long” em 1996. Foram quase dez anos longe do est�dio, em que a Motown lan�ou apenas compila��es especiais do cantor.

Fonte: O Autor
 
Por:  Big Beto    |      Imprimir