Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-03-2008

Ex-namorada de John Lennon lana livro com fotografias
May Pang viveu com o músico entre 1973 e 1975, quando estava separado de Yoko
Ex-namorada de John Lennon lana livro com fotografias
Foto: New York Times

Se h uma coisa que May Pang tem combatido nos ltimos 28 anos, a idia de que John Lennon estava deprimido, isolado e fora de controle durante os 18 meses em que viveu com ele, do vero de 1973 ao incio de 1975, quando o msico se reconciliou com sua segunda esposa, Yoko Ono. O prprio Lennon difundiu essa percepo dos fatos ao se referir quele perodo como seu “fim de semana perdido” nas entrevistas que deu em 1980, quando lanou “Double fantasy”, um lbum em parceria com Ono que foi sua volta msica aps um silncio de cinco anos.

Histrias sobre Lennon bbado sendo expulso do Troubador, uma casa noturna de Los Angeles, parecem comprovar essa imagem. Mas para Pang, hoje com 57 anos, o “Fim de Semana Perdido” foi uma poca extremamente produtiva, durante a qual Lennon terminou trs lbuns " “Mind games”, “Walls and bridges” e “Rock ‘n’ Roll” " produziu discos de Ringo Starr e Harry Nilsson e gravou com David Bowie, Elton John e Mick Jagger.

Depois de ter detalhado essas experincias (junto com a expulso do Troubador e outros momentos sombrios) em “Amando John”, suas memrias de 1983, Pang voltou agora com evidncia fotogrfica. Seu novo livro, “Instamatic karma” (publicado pela St.Martin’s Press), uma coleo de 140 pginas de fotos casuais que ela tirou durante o perodo que passou com Lennon.

“Um amigo meu ficava dizendo, ‘voc conta tantas histrias sobre o John, e quando faz isso diz, espere a, tenho uma foto para acompanhar o que estou contando! Como que a gente nunca v um livro com essas fotos?’ Ento, achei que talvez fosse a hora de public-las. Isso permitir s pessoas ver John nesse mundo, pelos meus olhos. E faria com que ele se livrasse daquela coisa do ‘Fim de Semana Perdido’, que todo mundo fala que foi uma fase depressiva em que ele estava com pssima aparncia. Eu no creio que essas fotos paream assim”.

E no parecem: nas pginas de “Instamatic karma” " o ttulo uma brincadeira com a cano “Instant karma”, de Lennon " o Beatle parece relaxado, feliz e visto passando algum tempo com seu filho, Julian, assim como com alguns amigos famosos, entre eles Paul McCartney, Ringo Starr, Nilsson e Keith Moon. Ele mostrado trabalhando no estdio de gravao, nadando em Long Island Sound, fazendo palhaadas no Central Park e visitando a Disney World. Pang ordenou seu livro por assunto, em vez de cronologicamente, em quatro captulos chamados “Em casa”, “Brincando”, “Trabalhando” e “Longe”.

Momento crucial
Para seu arrependimento, ela perdeu alguns momentos famosos. Em 28 de maro de 1974, houve uma jam session em Los Angeles que incluiu Lennon, Nilsson, McCartney e Stevie Wonder, por exemplo, e que no foi documentada. Mas Pang capturou um exemplo importante: Lennon assinando o acordo que dissolvia a parceria dos Beatles em 29 de dezembro de 1974. Depois de quatro anos de negociaes, os Beatles concordaram " ou pareceram concordar " com os termos que regiam sua separao formal, e um encontro foi marcado para 19 de dezembro no Plaza Hotel, em Manhattan.

George Harrison estava tocando no Madison Square Garden naquela noite, Paul McCartney havia vindo de Londres e Starr, que j havia assinado o documento, estava ao telefone. No ltimo minuto, Lennon fez objeo clusula que ele achou que poderia criar um problema com impostos para ele (por ser o nico Beatle que morava nos EUA) e decidiu que no iria. Harrison, furioso, cancelou os planos de se juntar a Lennon no palco no Madison Square Garden, mas McCartney apareceu no apartamento que Lennon dividia com Pang no nmero 52 da Rua Street para discutir o assunto.

Dez dias depois, quando Lennon, Julian e Pang estavam na Disney World, um advogado apareceu com o contrato revisado e Lennon pediu para que Pang sacasse sua cmera. A fotgrafa descreve a cena: “quando John desligou”, escreve ela, “ele olhou melancolicamente pela janela.” “Era como se eu o visse revivendo toda sua experincia com os Beatles.”

Pang ento fotografou o Beatle sentado sob as assinaturas claramente legveis de Paul McCartney, George Harrison e Richard Starkey (o nome verdadeiro de Ringo), a cmera clicando entre o “h” e o “n” de seu primeiro nome. Considerando que Lennon foi particularmente militante sobre sair dos Beatles em 1969, pode parecer estranho que ele tenha feito isso de forma melanclica. Mas no para Pang. “Todo mundo muda”, afirmou ela.

“Com John as coisas mudavam diariamente. uma questo de tempo. Cinco anos antes as coisas no eram iguais. Em 1974, ele havia visto todos. A amizade ainda existia. Eles eram como irmos. No havia animosidade entre eles. E mesmo que sentissem que tinham que se separar para atingir o prximo nvel de suas carreiras musicas, John havia fundado essa banda que mudou o mundo. Ela mudou o modo como vivemos e como nos vestimos. E ele sabia disso. Assim, quando ele sentou para assinar, ele sabia que era pra valer. A sua assinatura foi a ltima. Se ele havia criado o grupo, deveria ser ele a pessoa a acabar com a banda.”

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurcio Furtado    |      Imprimir