Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-03-2008

Silvio Pereira não trabalha no primeiro dia de pena alterna.
Ex-secretário do PT não aceitou tarefa indicada pelo subprefeito do Butantã
Silvio Pereira não trabalha no primeiro dia de pena alterna.
Foto: Rede Globo

Um dos acusados de participar do esquema do mensalão, o ex-secretário do PT Silvio Pereira começaria nesta segunda-feira (12) a cumprir pena alternativa em São Paulo. No entanto, ele não aceitou a tarefa indicada pelo subprefeito.

Silvio Pereira não ficou nem uma hora na Subprefeitura do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, e foi embora sem trabalhar.

Ele começaria hoje a prestar serviços à comunidade, acompanhando uma equipe que iria fiscalizar os serviços feitos no bairro - como a limpeza dos bueiros e a varrição das ruas, por exemplo. Mas, segundo o advogado dele, Silvio não quer esse tipo de trabalho.

"Na realidade, eu não conheço a proposta na íntegra. Mas envolve um projeto comunitário de uma cozinha, de fornecimento de refeição para escola pública, horta, aulas pra crianças da rede pública. Ainda não foi aceita a proposta. Existem outros projetos que ele está desenvolvendo para prestar esse serviço efetivamente comunitário e social", disse o advogado Rogério Nemetti.

O subprefeito diz que não tem pra oferecer o que o ex-dirigente petista está querendo. "Para trabalhar na Subprefeitura Butantã, só em zeladoria urbana que é a nossa necessidade hoje. E como o prestador de serviço vem pra auxiliar o município, aqui para que possa nos auxiliar, ele vai trabalhar em zeladoria urbana", disse Maurício Pinterish.

Silvio Pereira tem que prestar 750 horas de trabalho comunitário nos próximos três anos para cumprir o acordo que fez com a Justiça. Em troca, fica suspenso o processo contra ele por formação de quadrilha no caso do mensalão.

Segundo a denúncia, ele seria o responsável por negociar cargos na administração federal. Em 2005, denúncia do Jornal Nacional mostrou que o então secretário-geral do PT havia sido presenteado com um jipe por uma fornecedora da Petrobras. Os advogados dizem que, até a semana que vem, esperam definir onde Silvio Pereira vai trabalhar.

"A preocupação dele é de não fazer um trabalho que seja meramente burocrático. Ele quer fazer um trabalho social em benefício da comunidade e da população e não só burocrático, como por exemplo entrar numa sala e passar o dia batendo carimbo", disse o advogado.

Segundo o Ministério Público, em casos como este, o réu tem o direito de não cumprir a pena alternativa, caso entenda que possa haver humilhação ou que a atividade não tenha caráter comunitário. Silvio Pereira tem até a próxima segunda-feira para entrar em acordo com a Justiça sobre a pena que deve executar.

Silvio Pereira não trabalha no primeiro dia de pena alterna. Ex-secretário do PT não aceitou tarefa indicada pelo subprefeito do Butantã

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir