Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-03-2008

Adolescente confessa assassinato de pró-reitora
Ela foi baleada durante um assalto no dia 7 de março, em Curitiba
Adolescente confessa assassinato de pró-reitora
Foto: Thiago Trentini-SESP

Um adolescente de 17 anos confessou ter matado, durante uma tentativa de assalto, a pró-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Benigna Martinelli de Oliveira, segundo informações da polícia. O garoto foi detido em casa, no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por volta de meio-dia desta quarta-feira (12).

De acordo com a Agência Estadual de Notícias do Paraná, ele indicou o nome e o local onde outros dois homens que teriam participado do crime poderiam ser encontrados. A polícia ainda não encontrou os outros suspeitos.

"O adolescente disse que ela reagiu ao assalto, puxou a bolsa, tentou agredi-lo e ele, em represália, acabou disparando um tiro no abdome da vítima", afirmou o delegado Hamilton da Paz, da Delegacia de Colombo (PR).

Os policiais apreenderam a moto e dois capacetes que teriam sido usados pelos ladrões durante o assalto.

"É um crime que sensibiliza não só a sociedade, mas a polícia também e todos os nossos policiais acabaram se mobilizando. A Divisão de Polícia Metropolitana recebeu algumas informações sobre alguns suspeitos e a Delegacia de Colombo investigou e acabou apreendendo o adolescente", disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.

Protesto
Alunos, professores e funcionários da UFPR se reuniram no centro de Curitiba, na terça-feira (11), em um ato contra a violência. Os participantes usaram roupas brancas e estenderam uma faixa preta na fachada do prédio histórico da instituição, em sinal de luto.

Durante a reunião, foi lida uma carta pela paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco ). Os manifestantes também fizeram um minuto de silêncio em lembrança à reitora. Em cartazes, os participantes lembraram que a só a educação poderá salvar a sociedade.

Crime
A pró-reitora foi morta por um assalta nte pouco depois de chegar em casa, em Curitiba, no dia 7 de março. Segundo a polícia, ela teria sido seguida até sua casa por dois motoqueiros, após sacar cerca de R$ 4 mil de uma agência bancária. Um dos bandidos teria pedido a bolsa da pró-reitora, mas ela teria reagido ao assalto e foi baleada.

A pró-reitora chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos. Os assaltantes fugiram sem levar nada. A polícia pretende identificar os criminosos por meio de imagens feitas por câmeras de segurança.

Adolescente confessa assassinato de pró-reitora. Ela foi baleada durante um assalto no dia 7 de março, em Curitiba.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir