Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-03-2008

SOCIEDADE LAICA
A reportagem sobre as indulg�ncias cometeu o mesmo equ�voco que acusam a Igreja de cometer: pronunciou-se, comentou, julgou e fez analogias sobre algo do qual nada sabe.
SOCIEDADE LAICA

Mat�ria do jornal A Gazeta de 11 de mar�o noticiava um recente decreto do Bispo de Cachoeiro de Itapemirim sobre as indulg�ncias, tema que historicamente gerou muita pol�mica e que inclusive foi o estopim e o pretexto sobre o qual se precipitou a Reforma Protestante no s�culo XVI. O tema surgiu na mesma semana em que os meios de comunica��o divulgaram a repercuss�o do que muitos chamam de "lobby da Igreja" na vota��o da lei que libera a utiliza��o de embri�es humanos para pesquisas com c�lulas-tronco.

A reportagem sobre as indulg�ncias cometeu o mesmo equ�voco que acusam a Igreja de cometer: pronunciou-se, comentou, julgou e fez analogias sobre algo do qual nada sabe. � j� sabido que os termos religiosos nunca s�o bem empregados pela m�dia secular em geral. � claro que se poderia alegar que ningu�m � obrigado a dominar o vasto e "ultrapassado" vocabul�rio do milenar catolicismo romano. Mas ent�o tamb�m seria bom seguir Wittgenstein, o fil�sofo da linguagem: "aquilo de que n�o se sabe falar deve-se calar".

Quando a Igreja quer participar de debates importantes como a manipula��o da vida humana, muitos a criticam dizendo que ela n�o pode pretender interferir em mat�ria que est� fora do alcance religioso. A prop�sito, h� uma esp�cie de manique�smo cient�fico voltando � tona, segundo o qual a religi�o s� pode existir no �mbito exclusivamente privado; temo que o pr�ximo passo seja fazer isso tamb�m com a �tica, que sempre seguiu a religi�o em sua evolu��o. Por outro lado, jornalistas, pensadores, dos agn�sticos aos anti-cat�licos em geral, acham muito normal julgar e condenar aspectos do interno da Igreja � como o caso das indulg�ncias �, sem sequer saber do que est�o falando. � a mesma id�ia que impregna geralmente as ditaduras: o Estado pode e deve invadir Igrejas, proibir o culto etc, mas ai da Igreja se emitir alguma opini�o sobre o Estado!

Dizer que o Estado � laico est� praticamente virando uma frase-feita. Quando a Igreja Cat�lica, com suas pastorais sociais, colabora eficazmente para suprir a falta que o Estado faz junto �s comunidades mais pobres (vide a Pastoral da Crian�a, que tem reconhecimento da UNICEF como grande colaboradora da luta contra a mortalidade infantil), diz-se que religi�o e Estado precisam cooperar para um mundo melhor. Em ano eleitoral, muitos candidatos visitam Igrejas, fazem propostas diab�licas a padres e pastores; os maiorais posam ao lado do cardeal ou penduram uma foto no gabinete em que aparecem beijando o anel do Papa. Mas quando esta mesma Igreja sai da sacristia e joga �gua benta em outros lugares que n�o nas obras inauguradas pelo mesmo Estado, dizem que ela est� querendo demais, que � politiqueira e que gosta do poder...

Interdisciplinaridade � um conceito moderno. A Igreja faz isso, porque n�o leva a B�blia ou o Catecismo para o Supremo ao defender a vida dos embri�es, mas a Constitui��o Federal, os tratados de filosofia e �tica. Fa�a o mesmo quem quiser comentar as indulg�ncias: leiam a tese e n�o somente a ant�tese, se quiserem fazer uma coerente s�ntese.


Juliano Ribeiro Almeida � sacerdote cat�lico, p�roco em Itapemirim-ES. [email protected]

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir