Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-03-2008

Reino Unido vai reconsiderar deportação de homossexual
Mehdi Kazemi, de 19 anos, perdeu asilo político no Reino Unido
Reino Unido vai reconsiderar deportação de homossexual
Foto: Reprodução/ABC News

A ministra do Interior britânica, Jacqui Smith, anunciou nesta quinta-feira (13) que vai voltar atrás na decisão de deportar um jovem homossexual iraniano que poderia ser executado em seu país.

Mehdi Kazemi, de 19 anos, perdeu a batalha para conseguir asilo político no Reino Unido em 2006, quando se mudou para a Holanda, onde também teve seu pedido negado, na última terça-feira (11).

A Holanda entregará Kazemi ao Reino Unido, onde, segundo a imprensa britânica, ele ficaria detido para ser posteriormente deportado para o Irã.

No entanto, Smith pretende revisar o caso antes de se pronunciar sobre o futuro do jovem iraniano.

"À luz das novas circunstâncias desde que a decisão original (a recusa britânica de 2006) foi adotada, decidi que o caso do senhor Kazemi deveria ser reconsiderado quando retornar ao Reino Unido, vindo da Holanda", afirmou a ministra.

O diretor do grupo de defesa dos direitos homossexuais Stonewall, Ben Summerskill, se declarou muito feliz pelo anúncio de Smith, já que acredita que haver "fortes razões" para não deportar Kazemi ao Irã.

Apoio de lordes
Mais de 60 lordes enviaram uma carta à ministra do Interior do Reino Unido, Jacqui Smith, na qual pediam que o governo voltasse atrás na decisão de deportar Kazemi.

A vida do jovem iraniano poderia correr perigo quando ele chegar a seu país, já que em 2006 seu antigo namorado foi detido e enforcado após ser acusado de sodomia. No Irã, durante os interrogatórios de seu namorado sobre as relações que teve, ele mencionou o nome de Kazemi.

Compaixão
Na carta enviada a Smith pelos lordes, eles pedem que o governo mostre compaixão e permita que o jovem more no Reino Unido.

Os lordes afirmam estar "profundamente preocupados", e acredita-se que alguns ministros apóiam, reservadamente, sua iniciativa, que não podem assinar por motivos constitucionais.

A família de Kazemi fez ontem um pedido a Smith para que ela tenha piedade dele e evite "um terrível destino que pode terminar em morte".

O tio dele, Saeed, disse que Kazemi está assustado e "vivendo um pesadelo que nenhum homem jovem deveria experimentar".

O parlamentar liberal-democrata Simon Hughes disse que a ministra afirmou a ele que voltará a estudar o caso.

Hughes, que apóia a família do iraniano desde dezembro de 2006, declarou que visitará Kazemi quando ele chegar ao Reino Unido, que o representará pelos "canais adequados" e que usará a assessoria legal para defendê-lo.

Reino Unido vai reconsiderar deportação de homossexual iraniano
Mehdi Kazemi, de 19 anos, perdeu asilo político no Reino Unido.
Se for deportado para o Irã, pode ser enforcado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir