Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-03-2008

Após abrir em alta, Bovespa inverte tendência e cai
Mercado brasileiro acompanha desempenho das bolsas nos EUA. Notícia sobre socorro a banco nos EUA provocou piora de humor
Após abrir em alta, Bovespa inverte tendência e cai
Foto: Reuters

Depois de começar o dia com valorização, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) inverteu o movimento de compra de ações e opera em baixa nesta sexta-feira (14). Às 14h29, o Ibovespa recuava 1,01%, aos 61.648 pontos.

A bolsa paulista acompanha o mercado de Nova York, onde o índice Dow Jones recua quase 2%. Na Europa, as bolsas caem quase 1%.O dólar opera em alta.

A virada acontece depois que o quinto maior banco de investimentos dos EUA, o Bear Stearns, anunciou que sua situação financeira piorou nas últimas 24 horas e que será socorrido pelo banco JPMorgan Chase e pelo Federal Reserve de Nova York (regional do banco central dos EUA). As ações da instituição despencavam quase 24% após o anúncio.

Análise
"Em meio à especulação do mercado, nossa posição de liquidez nas últimas 24 horas se deteriorou de forma significativa", disse o presidente do Bear Stearns, Alan Schwartz, em comunicado.

A instituição se tornou um dos maiores vendedores de títulos atrelados a hipotecas residenciais nos EUA e tem registrado, assim como outros bancos, baixas contábeis de bilhões de dólares por conta desses ativos.

(Com informações da Reuters e Valor Online)

Após abrir em alta, Bovespa inverte tendência e cai
Mercado brasileiro acompanha desempenho das bolsas nos EUA.
Notícia sobre socorro a banco nos EUA provocou piora de humor.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir