Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-03-2008

Shannon, de 9 anos, é encontrada viva após 3 semanas
Karen Mathews ligou para o serviço de emergência no dia do sumiço da filha
Shannon, de 9 anos, é encontrada viva após 3 semanas
Foto: Nigel Roddis/Reuters

Shannon Matthews, a garota inglesa que desapareceu mais de três semanas atrás, foi encontrada viva nesta sexta-feira (14) num apartamento a pouco mais de um quilômetro da sua casa em West Yorkshire, segundo o jornal birtânico "The Guardian".

A polícia a encontrou "escondida na base de um sofá-cama" depois de invadir o local pouco depois do meio-dia.

Um homem de 39 anos foi preso no local e é considerado suspeito de seqüestro. Segundo o "Guardian", ele é próximo da família da garota. A rede de TV Sky News diz que ele é parente do padrasto da garota, Craig Meehan.

Segundo os vizinhos da casa em que Shannon foi encontrada, ela parecia tranquila. A polícia confirmou que ela estava bem de saúde.

Segundo a Sky, a polícia foi até o local depois que a vizinha de baixo do homem que foi preso desconfiou por ouvir passos de crianças no apartamento. Ela disse que estranhou porque sabia que ele não tinha filhos.

Emergência
No último dia 5, a polícia britânica liberou uma gravação da chamada telefônica feita pela mãe da menina desaparecida ao serviço de emergência no dia do sumiço da filha.

Segundo a reportagem, Karen Matthews diz ao telefone que já entrou em contato com as famílias dos amigos da filha e com a escola para tentar localizá-la. "Eu estive em todos os lugares que possa imaginar... Falei com amigos, família, tudo." A ligação termina quando Karen começa a chorar e diz que é a primeira vez que a filha some.

Shannon, de nove anos, tinha sido vista pela última vez no dia 19, numa escola de Dewsburry (West Yorkshire).

Apelo
A mãe de Shannon também fez um apelo para que as pessoas que possam estar em posse da sua filha a libertassem. Karen Mathews falou durante uma entrevista coletiva em que disse acreditar que sua filha de nove anos tivesse sido seqüestrada.

"Se você estiver com Shannon, por favor deixe-a ir embora", disse, em apelo direto, segundo o site britânico da rede BBC.

Segundo ela, o desaparecimento da menina estava destruindo sua família, já que a polícia teve que investigar as pessoas mais próximas da menina ao tentar descobrir o paradeiro dela. "Minha família não se sente mais segura", contou.

Ela disse que não consegue mais entrar no quarto em que sua filha dormia.

O pai de Shannon, Leon Rose, que é separado da mãe, também falou sobre o desaparecimento da sua filha. Ele disse que saia a procura da sua filha todos os dias, e que acreditava que ela apareceria. "Tenho certeza que vamos encontrá-la", disse. "Não sei como, mas vamos."

Ele ocorre dez meses depois do início de uma campanha mundial pelas buscas de Madeleine McCann, uma garota inglesa de quatro anos que desapareceu do quarto do hotel em que passava férias com seus pais, em Portugal.

Segundo o jornal "The Times", mais de 200 policiais participam das buscas por Shannon. A criança, diz o periódico, era quieta, tímida e tranqüila. E morava a apenas cinco minutos de caminhada da escola.

Madeleine
Madeleine McCann desapareceu no dia 3 de maio de 2007 de um resort no Algarve, no sul de Portugal. Seus pais, que já foram considerados suspeitos pela polícia, jantavam com amigos num restaurante no momento em que ela sumiu.

A campanha pelas buscas de Maddie, como é chamada pela imprensa inglesa, contou com a participação de famosos, como atores e jogadores de futebol. A família chegou até mesmo a contratar um detetive particular para ajudar a encontrar a garota.

Apesar dos esforços, até hoje a polícia inglesa e a portuguesa não conseguiram confirmar o paradeiro de Maddie -não se sabe nem se ela está viva.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir