Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-03-2008

Incêndios no HC foram criminosos, diz laudo
Incidentes no hospital foram em 24 de dezembro e 23 de janeiro
Incêndios no HC foram criminosos, diz laudo
Foto: Reprodução

Os incêndios de 24 de dezembro e 23 de janeiro no Hospital das Clínicas de São Paulo foram criminosos, aponta o laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que será divulgado na tarde desta sexta-feira (14), em São Paulo.

Segundo o documento, os resultados das investigações apontam que os dois incidentes foram provocados, o que confirmaria a tese de ação criminosa. A polícia também investiga o caso.

Na véspera de Natal, o fogo atingiu parte do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas. O trabalho de remoção dos pacientes invadiu a madrugada de 25 de dezembro porque a fumaça entrou em locais de internação. Os 12 pacientes do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no 9º andar do prédio, tiveram de ser transferidos para a Santa Casa de Misericórdia e para o Instituto do Coração (Incor).

Em 23 de janeiro, parte de um pequeno depósito foi consumida pelo fogo que atingiu o sexto andar do Prédio dos Ambulatórios. Uma paciente desceu a rampa avisando sobre o incêndio. Um depósito foi fechado para a perícia.

No dia do segundo incêndio, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que o fogo poderia ter sido provocado. "Esse incêndio foi numa sala fechada, sem elementos de combustão, inclusive existe a hipótese, que vai ser investigada, de que foi provocado", disse.

Segundo o Hospital das Clínicas, o laudo mostra que no incêndio de 24 de dezembro, os técnicos encontraram vários fios cortados que seriam "a causa mais provável" do fogo.

No incidente de 23 de janeiro, foram encontrados vestígios de uso de álcool, o que segundo o documento elaborado pelo IPT faz "concluir que o incêndio foi deliberadamente provocado fazendo-se uso de álcool para iniciar e acelerar o processo de queima."

Incêndios no HC foram criminosos, diz laudo. Incidentes no hospital foram em 24 de dezembro e 23 de janeiro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir