Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-03-2008

Lula critica preconceito e diz que teve dificuldade
O presidente Luiz In�cio Lula da Silva criticou na madrugada desta sexta-feira o preconceito racial
Lula critica preconceito e diz que teve dificuldade
Foto: Caio Guatelli / Folha Imagem

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva criticou na madrugada desta sexta-feira o preconceito racial e a falta de espa�o que os afrodescendentes t�m na sociedade brasileira. Lula disse que existem poucos negros advogados ou m�dicos e que at� teve dificuldade para indicar um negro como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Durante o discurso na cerim�nia de formatura da Unipalmares --que tem 87% dos alunos afrodescendentes--, Lula contou a hist�ria de duas alunas que superaram as dificuldades e se formaram e hoje est�o trabalhando em bancos. Na avalia��o do presidente, a formatura dos 126 alunos, sendo 110 negros, demonstra que o Brasil come�ou a mudar.

"A gente tem que acreditar que o Brasil come�ou a mudar, porque a gente n�o via um negro no banco h� muito tempo, a n�o ser se fosse para depositar dinheiro para o seu patr�o. A gente n�o via negro dentista nem m�dico. Poucos negros s�o advogados. Eu lembro o e sfor�o que fiz para encontrar um negro para levar para a Suprema Corte desse pa�s", afirmou Lula, em uma refer�ncia indireta ao ministro Joaquim Barbosa --o �nico negro a integrar o STF.

O presidente tamb�m criticou o fato de a imprensa sempre mostrar o negro em em situa��es constrangedoras. Segundo Lula, quando um negro aparece na televis�o, "normalmente � sendo preso pela pol�cia".

"Quero que a imprensa consiga retratar a beleza e a cara desses jovens que est�o recebendo seus canudos. Porque muitas vezes o povo n�o consegue nem conquistar a auto-estima porque algumas pessoas n�o querem deixar. Ou seja, quando mostram um negro na TV, normalmente, � sendo preso pela pol�cia", afirmou.

Lula ressaltou a import�ncia de a imprensa registrar a conquista dos estudantes negros, porque, segundo ele o Brasil n�o � apenas "um mundo de criminalidade que aparece na televis�o". "Existem outras coisas importantes que o negro e o pobre fazem nesse pa�s mas que n�o t�m o espa�o necess�rio", disse.

Pol�ticos

A cerim�nia de formatura na Unipalmares come�ou ontem � noite e se estendeu at� a madrugada desta sexta-feira. A solenidade reuniu diversos pol�ticos no gin�sio do Ibirapuera, em S�o Paulo. Entre as autoridades estavam o governador de SP, Jos� Serra (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o senador Jos� Sarney (PMDB-AP), al�m de Lula e seis ministros: Fernando Haddad (Educa��o), Edson Santos (Igualdade Racial), M�rcio Fortes (Cidades), Miguel Jorge (Desenvolvimento), Orlando Silva (Esportes) e Luiz Marinho (Previd�ncia).

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e a secret�ria de Estado do Rio Benedita da Silva (PT) foram os paraninfos dos formandos.

A formatura tamb�m contou com a participa��o de artistas como os cantores Martinho da Vila e Sandra de S� e o ator Milton Gon�alves.

Lula critica preconceito e diz que teve dificuldade para indicar negro ao STF

Fonte: REGIANE SOARES
www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir