Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 14-03-2008

Astronautas do Endeavour iniciam saída ao espaço
Linnehan 'caminha' no espaço após trabalhar no laboratório japonês (estrutura à esquerda), que será acoplado à estrutura da estação espacial
Astronautas do Endeavour iniciam saída ao espaço
Foto: AP / Nasa

Dois astronautas do ônibus espacial Endeavour iniciaram na madrugada desta sexta-feira a primeira das várias saídas ao espaço para instalar o laboratório japonês Kibo na ISS (Estação Espacial Internacional), informou a Nasa.

O especialista da missão Rick Linnehan e o engenheiro Garrett Reisman saíram da nave às 01h18 GMT para iniciar as manobras necessárias à retirada do laboratório do ônibus espacial para acoplá-lo à ISS.

Com a instalação do laboratório Kibo, da Agência Espacial Japonesa, o Japão se torna membro de pleno direito ao uso da ISS, ao lado de Estados Unidos, Rússia e Europa.

Durante esta saída, de seis horas e meia de duração, os astronautas também deverão iniciar a montagem de uma peça do sistema robotizado canadense, um novo componente do braço mecânico chamado Dextre.

Linnehan e Reisman passaram a noite prévia à caminhada em uma câmara de descompressão para eliminar o nitrogênio de seus corpos, explicou a Nasa.

Astronautas do Endeavour iniciam saída ao espaço.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir