Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-03-2008

Obama critica comentários de guia espiritual sobre o 11-9.
Obama se posicionou sobre as palavras do reverendo Jeremiah Wright depois que várias redes de TV americanas transmitiram trechos de alguns dos incendiários
Obama critica comentários de guia espiritual sobre o 11-9.

Washington, 14 mar (EFE).- O senador democrata Barack Obama condenou hoje os comentários de seu guia espiritual, que acusou os Estados Unidos de terem encorajado os atentados de 11 de setembro de 2001 com seu comportamento no cenário internacional.

Obama se posicionou sobre as palavras do reverendo Jeremiah Wright depois que várias redes de TV americanas transmitiram trechos de alguns dos incendiários sermões do pastor pronunciados nos últimos anos.

"Bombardeamos Hiroshima e Nagasaki. E bombardeamos com armas nucleares muito mais pessoas que os milhares (que morreram) em Nova York e no Pentágono", disse Wright no domingo seguinte ao 11-9.

"Apoiamos o terrorismo (...) contra os palestinos e os negros da África do Sul, e agora somos os indignados porque o que fizemos se volta contra nós aqui", acrescentou o pastor.

Em artigo publicado hoje no blog "Huffingtonpost.com", Obama deixou claro que não assistiu a nenhum desses polêmicos sermões.

"Ele nunca foi meu assessor político, foi meu pastor e os sermões que ouvi dele estavam relacionados à obrigação de se amar a Deus e ao próximo, de trabalhar em prol dos pobres e de buscar a justiça o tempo todo", disse o pré-candidato democrata à Casa Branca.

Nas últimas semanas, tanto Obama como sua adversária, a senadora por Nova York Hillary Clinton, trataram de se distanciar de vários comentários polêmicos de alguns de seus assessores.

"Condeno categoricamente qualquer comentário que menospreze nosso grande país ou sirva para nos afastar de nossos aliados", disse hoje o senador por Illinois.

Além de se referir à atuação dos Estados Unidos no cenário internacional, o guia espiritual de Obama também denunciou com freqüência a opressão da qual os afro-americanos são vítimas.

Num sermão de 2003, Wright disse que os negros deveriam condenar os EUA por sua atitude para com eles.

"Deus maldiga os Estados Unidos por dispensar aos seus cidadãos um tratamento inferior ao humano. Deus condene os EUA enquanto estes continuarem atuando como se fossem Deus e supremos", disse o reverendo na ocasião.

A United Church of Christ, a igreja ao qual pertencem Wright e Obama, emitiu hoje um comunicado de 1.400 palavras defendendo o reverendo e elogiando o trabalho comunitário da congregação.

Por sua vez, o senador afro-americano assegurou que continuará sendo um membro da Trinity United Church of Christ, em Chicago, e lembrou que Wright está prestes a se aposentar.

"Apesar de os comentários do reverendo Wright terem me decepcionado e incomodado, acho que os americanos me julgarão não pelo que outra pessoa disse, mas por aquilo que sou e por aquilo que acho, pelos meus valores, pelo meu julgamento e pela minha experiência para me tornar presidente dos EUA", afirmou. EFE

Obama critica comentários de guia espiritual sobre o 11-9.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir