Categoria Policia  Noticia Atualizada em 15-03-2008

Polícia descobre mais de dois hectares de plantação de coca
Exército e Polícia Civil do Amazonas encontram em Tabatinga (AM) um laboratório de refino de cocaína e mais de dois hectares de plantação de coca
Polícia descobre mais de dois hectares de plantação de coca
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Dois hectares e meio de plantação de coca e um laboratório para o preparo de cocaína foram localizados na Amazônia, em operação realizada na sexta-feira (14) entre o Comando Militar da Amazônia e a Polícia Civil do Amazonas.

De acordo com informações da Polícia Civil, imagens de satélite localizaram a área onde a planta era cultivada e refinada, próxima à fronteira do Brasil com o Peru.

No local, foram encontrados diversos materiais e equipamentos para o processamento das folhas, como 40 litros de ácido sulfúrico, dez quilos de cal, um saco de cimento e amônia.

Durante a operação, foram utilizados três helicópteros do Exército e embarcações para chegar ao local, próximo à margem do rio Javari.

Segundo as investigações, as lavouras são encomendadas por cartéis de narcotraficantes aos agricultores ribeirinhos peruanos, colombianos e brasileiros, que moram na região. As plantações são dividas em pequenos lotes para escapar da vigilância dos satélites.

A produção de folhas colhidas é comprada por valores que variam entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, conforme a quantidade produzida, ainda segundo a Polícia Civil.

Ninguém foi preso, mas as investigações prosseguem e os policiais civis e os militares vão permanecer na região para tentar identificar os responsáveis e descobrir se há outros locais próximos servindo para o cultivo de coca.

Duas possíveis pistas de pouso clandestino também foram localizadas nas proximidades do laboratório e, caso sejam confirmadas como área para pouso ilegal de aeronaves, serão destruídas. As equipes também vão destruir as plantações encontradas.

Polícia descobre mais de dois hectares de plantação de coca na Amazônia

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir