Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 16-03-2008

Dérbi campineiro tem equilíbrio histórico
Apenas seis vitória separam Guarani e Ponte preta na vantagem do confronto
Dérbi campineiro tem equilíbrio histórico
Foto: http://globoesporte.globo.com

equilíbrio é a marca do dérbi campineiro, que neste domingo chega ao seu 182 capítulo. Em 96 anos, são 63 vitórias do Guarani, 57 da Ponte Preta e 60 empates, além de uma partida com placar desconhecido, justamente no primeiro duelo, em 1911. Nesta rica história do principal clássico do interior, o recorde do dérbi foi registrado na Capital.

Em 3 de junho de 79, o Guarani venceu a Ponte por 2 a 0, gols de Capitão e Zenon, em um dérbi no Pacaembu. Este foi o único clássico disputado fora de Campinas e com o recorde de 38.948 torcedores. Nesta partida, válida pelo terceiro turno do Paulistão de 78, o mando de campo era da Federação Paulista de Futebol, que escolheu o Pacaembu porque nenhum clube aceitava jogar no estádio do rival.

Outro dérbi marcante aconteceu em 5 de agosto de 81, quando Macaca e Bugre decidiram o primeiro turno do Paulistão, no Moisés Lucarelli. A Ponte Preta venceu o jogo por 3 a 2, com o gol da vitória sendo marcado pelo lateral-esquerdo Odirley aos 36 minutos do segundo tempo. Este é considerado o jogo mais importante da história do confronto até hoje.

O dérbi campineiro também têm algumas curiosidades. o Guarani estragou a festa da Macaca e venceu por 1 a 0 o primeiro clássico no Moisés Lucarelli, em setembro de 1948.A Ponte devolveu na mesma moeda e venceu por 3 a 0 o dérbi de estréia do Brinco de Ouro, em 1953.

Dérbi campineiro tem equilíbrio histórico
Apenas seis vitória separam Guarani e Ponte preta na vantagem do confronto

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir