Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-03-2008

Tensão nos EUA provoca baixa na Bovespa
Ações do BC americano para evitar efeito dominó em bancos causa pessimismo
Tensão nos EUA provoca baixa na Bovespa
Foto: Reprodução

Medidas emergenciais do Federal Reserve para impedir que outros bancos dos Estados Unidos repitam a crise de insolvência do Bear Stearns criaram mais pessimismo nos mercados nesta segunda-feira (17), o que contaminou os negócios da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Às 15h07, o Ibovespa assinalava desvalorização de 3,44%, aos 59.859 pontos, depois de ter chegado a ceder mais de 4%. Entre as principais ações, por volta das 13h, Petrobras e Vale registravam baixas superiores a 5%.

No mercado de câmbio, o dólar era negociado com alta de 1,1%, a R$ 1,73.

O Fed anunciou no domingo medidas extraordinárias para garantir o acesso de instituições financeiras a fundos líquidos enquanto a crise de crédito atormentar os mercados.

As medidas vieram quase simultaneamente ao anúncio da compra do Bear Stearns, seriamente atingido por uma crise de liquidez na semana passada, pelo JP Morgan.

"O Fed tentou instilar confiança no mercado, mas acabou criando ainda mais incerteza de curto prazo", disse Kelly Trentin, analista da SLW corretora. "A interpretação por enquanto é de que o Fed pode ter identificado alguma coisa que mercado ainda não conhece", adicionou.

Mais problemas
Além disso, investidores repercutem a venda do Bear Stearns ao JP Morgan, anunciada no domingo, que desencadeou um movimento de baixa nas ações do setor financeiro.

O temor é de que a crise de crédito se espalhe para outros bancos e contamine ainda mais o crescimento da maior economia do mundo.

A intensificação da turbulência acontece justamente no dia do vencimento do prazo para o exercício dos contratos de opções na Bovespa. "Tem muito contrato de opção virando pó", afirmou Trentin.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir