Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-03-2008

CPI dos Cartões ouve nesta terça ex-ministro do governo FHC
Ex-ministro do Planejamento Paulo Paiva fala como são feitos pagamentos no governo
CPI dos Cartões ouve nesta terça ex-ministro do governo FHC
Foto: Reprodução/G1

A CPI mista dos Cartões ouve nesta terça-feira (18), a partir das 9h30, o ex-ministro do Planejamento durante o governo Fernando Henrique Cardoso Paulo Paiva, o procurador do Tribunal de Contas da União (TCU) Marinus Eduardo Marsico e o representante do Ministério Público no tribunal, Pereira de Macedo.

A comissão pretende entender como são feitos os pagamentos de despesas no serviço público, em especial as pequenas despesas, e as formas de controle e fiscalização desses gastos. A partir daí, a CPI deve traçar um roteiro paras as investigações de operações suspeitas.

Também devem falar sobre a necessidade ou não de se manter sob sigilo dados sobre os gastos. "O debate que será travado é se existe a necessidade de se obter dados sigilosos. Se os quatro convidados convencerem a comissão dessa necessidade, certamente muitos desses dados se manterão sigilosos. Se eles não tiverem a capacidade de convencer a comissão, esses dados serão disponibilizados para o conjunto da sociedade brasileira", afirmou na semana passada, à Agência Câmara, o relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

Nesta quarta-feira (19), será a vez do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho, responsável pela divulgação dos gastos dos cartões corporativos na página da CGU na internet.

A presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), disse à Agência Câmara que as autoridades estão sendo convidadas por uma "questão de cortesia". "Mas, caso não compareçam, existe o compromisso de convocá-las."



Instalação
A CPI dos Cartões foi instalada depois da divulgação de gastos supostamente irregulares feitos pela ex-ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria de Igualdade Racial, com aluguel de carros e em um freeshop. Matilde caiu em razão do escândalo.

A disputa pelo comando da CPI também acirrou os ânimos entre governo e oposição. O governo queria manter o controle da CPI indicando o presidente e o relator da comissão, mas acabou cedendo a presidência à oposição depois que PSDB e DEM ameaçaram criar uma CPI exclusiva do Senado para investigar os gastos.

CPI dos Cartões ouve nesta terça ex-ministro do governo FHC. Ex-ministro do Planejamento Paulo Paiva fala como são feitos pagamentos no governo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir