Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 31-03-2008

Pequim reforçará legislação contra o cigarro
A partir de 1º de maio, vai ser proibido fumar nos locais em que estejam atletas e dirigentes
Pequim reforçará legislação contra o cigarro

A maior parte dos locais públicos de Pequim terá que se adaptar para os não fumantes a partir de 1º de maio, em uma decisão tomada como medida prévia aos Jogos Olímpicos, que acontecerão em agosto, informa nesta segunda-feira o jornal China Daily.

As autoridades de Pequim, que adotaram sem grande sucesso as primeiras medidas antitabaco em 1996, anunciaram no início do ano que proibiriam o fumo em locais públicos, como restaurantes, escolas, hospitais, escritórios, bibliotecas ou museus.

Segundo a nova legislação, os hotéis serão obrigados a ter pelo menos 70% dos quartos para não fumantes e os bares terão que delimitar de forma estrita as áreas liberadas ao fumo. As multas para os estabelecimentos caso a lei não seja respeitada podem chegar a 5.000 yuans (452 euros).

Os Jogos Olímpicos foram declarados espaços sem tabaco e por isto será proibido fumar nos locais com atletas e dirigentes. Em outubro, o governo proibiu o fumo dos taxistas, em um país com alto índice de tabagismo. No total, as autoridades calculam que o número de fumantes seria de quase 350 milhões, 26% da população chinesa.

Pequim reforçará legislação contra o cigarro. A partir de 1º de maio, vai ser proibido fumar nos locais em que estejam atletas e dirigentes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir