Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 31-03-2008

Ingrid Betancourt precisa de transfusão de sangue, diz radio
Política colombiana estaria com malária, leishmaniose e hepatite B. Ela foi seqüestrada em fevereiro de 2002
Ingrid Betancourt precisa de transfusão de sangue, diz radio
Foto: AFP

Refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a política colombiana Ingrid Betancourt precisa com urgência de uma transfusão de sangue, afirmaram nesta segunda-feira (31) emissoras de rádio locais. Seu estado de saúde é delicado.

Segundo a rádio colombiana "Caracol", Betancourt estaria com malária, leishmaniose e hepatite B, afirmou um correspondente em San José del Guaviare, capital do departamento de Guaviare, na selva, onde acredita-se que os rebeldes a estejam mantendo.

O correspondente afirmou que por causa da malária Betancourt "precisa de uma transfusão urgente de sangue, que não pôde ser realizada".

A ex-candidata à Presidência colombiana "não foi levada a nenhum posto de saúde" da região, contra insistentes versões que dizem que ela foi internada em um centro médico no final de fevereiro, e se recusa a tomar medicamentos, acrescentou a fonte, que afirmou que os remédios de que necessita estão disponíveis em Guaviare.

Fuga frustrada
O correspondente também acrescentou que Betancourt recentemente tentou "escapar por um dos rios da região, o que dificultou o tratamento das três doenças".

O enviado especial da "Caracol" a Guaviare atribuiu a versão a "uma fonte de inteira credibilidade que teve contato direto com a guerrilha das Farc, justamente no local onde Ingrid Betancourt é mantida seqüestrada".

6 anos no cativeiro
Betancourt está em poder das Farc desde 23 de fevereiro de 2002, e é uma das 40 reféns que a guerrilha pretende trocar por 500 insurgentes presos em uma negociação de um acordo humanitário com o Governo colombiano.

Apesar de o estado de saúde de Betancourt ser preocupante desde outubro, quando foi divulgado um vídeo no qual ela aparece abatida e muito magra, o temor por sua vida aumentou desde fevereiro, com os testemunhos de ex-companheiros de cativeiro e versões de colonos que acreditam tê-la visto em aldeias de Guaviare.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir