Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 31-03-2008

Secretário de Saúde pede pediatras a outros estados
Sérgio Côrtes afirma que profissionais estão escassos no Rio. Ele disse que novas tendas de hidratação serão inauguradas nesta semana
Secretário de Saúde pede pediatras a outros estados
Foto: Divulgação

O secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes disse que já entrou em contato com o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde para que pediatras de outros estados sejam enviados ao Rio, temporariamente, para ajudar no combate à dengue.

Em entrevista à Rádio CBN, ele afirmou que o governo do Rio irá garantir o transporte aéreo, a hospedagem, a diária e o pagamento do plantão.

"O objetivo é ampliar o número de atendimento nas emergências dos hospitais e nos centros de hidratação, e, principalmente, ampliar os leitos, aumentar o número de leitos para internação de crianças.", explicou Côrtes.

O secrétário afirmou que tanto pediatras como clínicos foram desvalorizados ao longo dos anos e é difícil encontrar esses profissionais de saúde.

"Desde janeiro tentamos contratar, mas esses profissionais são escassos. Os estudantes que saem das universidades querem fazer residência na área cirúrgica, ortopédica, mas ninguém se interessa pela pediatria.", informou.

Ele afirmou que a Sociedade de Pediatria também está convocando, por carta, profissionais do estado para reforçar as equipes.

Sobre os médicos que têm faltado aos plantões, ele afirma que haverá punição.

"Precisamos separar o joio do trigo. Temos médicos e enfermeiras que, por estarem doentes faltam, isso é uma coisa. Agora aqueles que irresponsavelmente estão faltando têm que ser exemplarmente punidos. Teve uma grande polêmica aqui no estado quando, no final do ano passado, nós colocamos as escalas de todos médicos na internet. Com isso, houve uma queda de 80% no numero de faltas. Eu acho que se o juiz, o militar tem a sua escala publicada, o profissional de saúde também tem que ter, e todos têm que saber a quem cobrar."

O secretário fez um apelo aos profissionais de saúde. "Nós estamos pedindo um esforço sobre-humano e que eles não faltem. A nossa população precisa ser atendida. Estamos com um problema sério. Temos ainda grandes filas.", pediu.

Oficialmente, o Estado do Rio de Janeiro já registrou 54 mortes por dengue. Extra-oficialmente, esse número pode se elevar para 59, já que, nas estatísticas, não foram incluídas cinco mortes, de duas mulheres e três crianças, suspeitas de dengue.

Estratégia
Côrtes afirma que os centros de hidratação foram colocados em pontos estratégicos como grandes cinturões de defesa para os hospitais.

"O de Santa Cruz vai receber pacientes do Hospital Pedro II. O do Retiro dos Artistas vai apoiar o Hospital Cardoso Fontes. A UPA de Campo Grande, recebe a população do Hospital Albert Schweitzer. Já o Hospital de Campanha da Aeronáutica vai atender quem inicialmente, procuraria o Hospital Lourenço Jorge. O do Exército, em Deodoro, apóia os doentes do Hospital Carlos Chagas e o da Marinha, recebe os pacientes do Hospital da Posse.", explicou. Os três Hospitais de Campanha das Forças Armadas começaram a funcionar na manhã desta segunda-feira (31).

Há previsão de que três novas tendas sejam inauguradas nesta semana, segundo o secretário: uma na Penha que dará suporte ao Hospital Getúlio Vargas, a do Iaserj da Gávea que vai apoiar o Miguel Couto e a tenda de Del Castilho para dar suporte ao Salgado Filho.

"Conseguir a hidratação venosa é o que acreditamos que pode alterar o curso da doença.", disse Côrtes.

Combate aos focos do mosquito
O secretário afirmou que os bombeiros estão fazendo diariamente um mapeamento de helicóptero de terrenos, piscinas, áreas públicas que possam ser um local de foco do mosquito da dengue. Eles são marcados pelo GPS e o quartel da área manda uma equipe para combater aquele suposto criadouro, segundo o secretário.

O governo colocou um número de telefone à disposição para as denúncias sobre a dengue. O número é o 0800-6000424. De acordo com Côrtes, há quase 30 equipes dos bombeiros para fiscalizar as regiões por meio das denúncias feitas pelos moradores.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir