Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-04-2008

Adeptos de seita apocalíptica russa deixaram do refúgio
14 dos 28 adeptos deixaram o refúgio subterrâneo. Chuva provocou desmoronamentos na região
Adeptos de seita apocalíptica russa deixaram do refúgio
Foto: Denis Sinyakov/Reuters

Um total de 14 adeptos de uma seita ortodoxa russa que estavam entrincheirados em um refúgio subterrâneo há quase cinco meses à espera do Apocalipse deixaram o local após desmoronamentos na ‘residência’. Outras 14 pessoas, porém, permaneceram trancadas, informou a agência de notícias russa "Interfax".

"Dois quartos foram derrubados nesta terça-feira (por conta da chuva) e como resultado 14 pessoas saíram à superfície, incluindo duas crianças", declarou à "Interfax" o vice-governador da região de Penza (500 km ao sudeste de Moscou), Oleg Melnichenko, antes de informar que 14 cidadãos permanecem dentro do refúgio.

Antes deles, sete mulheres já haviam deixado o local no último dia 28 de março também por conta de desabamentos.

Os 28 adeptos da seita, incluindo crianças, se trancaram no refúgio subterrâneo no início de novembro, prevendo que o Apocalipse chegaria em maio de 2008, data estabelecida com o estudo das estrelas.

Eles ameaçaram explodir botijões de gás se a polícia tentasse retirá-los do local à força.

As autoridades russas definem o grupo como "uma seita ortodoxa radical e apocalíptica".

O grupo acredita, entre outras coisas, que os código de barra de produtos são números da "besta" e também não aceitam passaportes e número de registros de identificação e a pagar taxas por considerar uma "globalização satânica". Aos integrantes da seita também é proibido ver televisão, escutar rádio e mexer com dinheiro, segundo reporta a mídia russa.

"Quatro crianças permanecem na catacumba. Prosseguimos as conversas três metros abaixo da terra", disse um porta-voz da Promotoria à agência "RIA Novosti".

Na cova, os seguidores da seita fizeram estoque de alimentos, água e vários bujões de gás e vasilhas com gasolina, suficientes para durar até o final do mês, quando deveria acontecer o Apocalipse.

O líder da seita Piotr Kuznetsov já proclamou publicamente que era um profeta e, recentemente, anunciou a iminente chegada do Anticristo.

Um grupo de especialistas em psiquiatria da Promotoria russa disse que Kuznetsov, detido pela polícia em novembro, sofre de "demência".

O líder da seita poderia ser condenado a três anos de prisão por criar uma organização religiosa por meios violentos e por incitar o ódio religioso e estar de posse de literatura radical.

Alguns especialistas aconselharam as autoridades a agir com cautela, já que os membros da seita poderiam "cometer um suicídio coletivo" se acreditarem que as forças de segurança planejam invadir a cova.

Uma situação parecida ocorreu em março de 2000, quando mais de 100 membros da seita religiosa apocalíptica Restauração dos Dez Mandamentos de Deus se mataram em Uganda em um ritual em massa após se trancarem em uma igreja e incendiá-la.

Segundo a Associação de Centros de Estudo de Religiões e Seitas, na Rússia há em torno de 80 seitas e cultos seguidos por entre 600 mil e 800 mil membros.

A maioria destas seitas surgiu após a desintegração da União Soviética, aproveitando o vazio ideológico e espiritual deixado pela queda do comunismo.

Desmoronamento faz adeptos de seita apocalíptica russa saírem de refúgio
14 dos 28 adeptos deixaram o refúgio subterrâneo.
Chuva provocou desmoronamentos na região.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir