Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-04-2008

"Pede pra sair", rigor atrai profissionais para curso do Bop
Processo seletivo despertou interesse de PMs de outros estados e de militares

Foto: Divulga��o

"O pessoal est� achando que vai fazer mais sucesso com as mulheres, que vai ganhar mais dinheiro".

Foi assim que o preparador f�sico do Batalh�o de Opera��es Especiais da Pol�cia Militar (Bope), Jorge Otero, justificou a procura recorde pelos dois �ltimos concursos do Bope realizados ap�s o filme "Tropa de Elite", que tiveram, juntos, quase 1 mil inscri��es.

O n�mero de interessados triplicou. O concurso realizado em janeiro, para o curso de a��es t�ticas (CAT) recebeu 567 inscritos, mais de tr�s vezes a m�dia hist�rica de 180 candidatos.

O processo seletivo que ser� conclu�do neste m�s de abril tamb�m n�o fica por baixo. O curso de opera��es especiais (COESP), teve 413 inscritos - dos quais 27 candidatos eram de outros estados - n�mero tamb�m muito superior � m�dia hist�rica de 120 interessados. 
Essa procura expressiva por parte  de policiais e militares de outras institui��es e estados, ali�s, tamb�m � novidade. Militares da For�a A�rea Brasileira, Policiais Civis e PMs do Esp�rito Santo, de Pernambuco e de Alagoas disputaram vagas no curso.

Jorge acredita que o grande n�mero de inscritos se deva ao sucesso do longa-metragem, mas explica que, ainda assim, poucos conseguem passar pelos testes.

 "Ele pedem pra sair mesmo", diz preparador f�sico

"Vamos come�ar uma turma agora, com 55 homens. S�o 25 oficiais e sargentos, 25 para cabos e soldados e cinco  oficiais de outros estados. Os treinamentos come�am na segunda quinzena de abril. Se sobrarem 15 j� vai ser muito. Eles pedem para sair mesmo", brinca ele, lembrando que, dos 567 inscritos no CAT realizado em janeiro, s� sobraram 18.

N�o h� um n�mero pr�-determinado de vagas para trabalhar no Bope. V�o entrar para o batalh�o todos que, desse grupo de 55, �resistirem� ao curso.

 Caminho das pedras

Para ingressar no Bope, h� apenas esses dois caminhos: o concurso para o curso de a��es t�ticas (CAT) e o concurso para o curso de opera��es especiais (COESP).

O primeiro qualifica apenas para incurs�es em favelas e resgate de ref�ns, o segundo � um treinamento mais longo, que prepara para todo tipo de a��o especial.

Para fazer esses concursos � preciso ser policial militar concursado no Estado do Rio ou pertencer a uma institui��o que se disponha a pedir ao Comando Geral da PMERJ, atrav�s de documento h�bil, a vaga no curso desejado.

"Pede pra sair", rigor atrai profissionais para curso do Bope
Processo seletivo despertou interesse de PMs de outros estados e de militares.
Os concursos realizados depois do filme tiveram, ao todo, quase 1 mil inscritos.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir