Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-04-2008

Sarkozy pede libertação imediata de Ingrid Betancourt
Política colombiana foi seqüestrada pelas Farc há seis anos
Sarkozy pede libertação imediata de Ingrid Betancourt
Foto: AP

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, enviou nesta terça-feira (1º de abril) uma mensagem televisionada ao chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Manuel Marulanda, para que liberte imediatamente Ingrid Betancourt.

Ele também responsabilizou a guerrilha por uma possível morte da refém, retida há mais de seis anos. A política Ingrid Betancourt, ex-candidata à Presidência da Colômbia, estaria muito doente, segundo informações divulgadas nos últimos dias.

"Espero uma prova de humanidade, sem a qual tudo se complicará de novo. Basta uma decisão de sua parte para salvar uma mulher da morte e manter a esperança de todos os que continuam detidos. Tome esta decisão: liberte Ingrid Betancourt", afirmou Sarkozy.

Greve de fome
Ingrid Betancourt está fazendo greve de fome desde 23 de fevereiro passado, informou seu comitê de apoio em Paris.

"Fontes relativamente seguras anunciaram que ela começou uma greve de fome no dia 23 de fevereiro", declarou o presidente do comitê, Arnaud Mangiapan, falando à imprensa à saída de uma entrevista com o presidente francês Nicolas Sarkozy no Palácio do Eliseu, sede da presidência.

"Há um mês ela começou uma greve de fome. Uma greve de fome num hospital já é perigoso, mas, na selva, é fatal. Por isso está claro que para Ingrid há uma urgência absoluta", afirmou.

Segundo testemunhos ouvidos pela agência France Presse, Betancourt foi vista com vida há uma semana no município de El Retorno (no sudeste da Colômbia), embora em precárias condições de sáude. Ela teria conversado com um agricultor local, que não foi identificado.

A versão foi dada por moradores do departamento de Guaviare, segundo a qual o contato com a ex-candidata presidencial colombiana ocorreu em 23 de março, na mesma semana em que circularam rumores sobre sua morte.

Segundo os relatos, Ingrid estava muito pálida, magra e desanimada.

As fontes informaram ainda que, durante esse encontro, os rebeldes se mantiveram à distância, embora não soubessem explicar o por quê dessa atitude.

Governo da Colômbia
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, disse nesta terça-feira que está disposto a oferecer às Farc todas as condições para a libertação unilateral de Ingrid Betancourt.

"Caso decidam por uma libertação unilateral da doutora Ingrid Betancourt, o governo dará todas as condições para facilitar essa libertação unilateral", afirmou Uribe, após visitar o ex-refém Jorge Eduardo Gechem, em sua casa em Bogotá.

Sarkozy pede libertação imediata de Ingrid Betancourt
Política colombiana foi seqüestrada pelas Farc há seis anos.
Relatos indicam que ela estaria muito doente e fazendo greve de fome.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir