Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2008

Cientistas da Nasa descobrem o menor buraco negro
Astro foi compactado pela pr�pria gravidade a meros 24 km de largura
Cientistas da Nasa descobrem o menor buraco negro
Foto: Nasa

Com apenas 3,8 vezes a massa do Sol, um dos dois objetos que comp�em o sistema bin�rio XTE-J1650-500 � o menor buraco negro j� descoberto. O achado � de Nikolai Shaposhnikov e Lev Titarchuk, dois cientistas da Centro Goddard de V�o Espacial, da Nasa.

A dupla descobriu o objeto com o aux�lio do Rossi, um sat�lite de baixo custo da ag�ncia espacial americana destinado a estudar objetos que emitam quantidades copiosas de raios X. Buracos negros s�o famosos por emitir esse tipo de radia��o conforme a mat�ria espirala ao redor deles, prestes a cair em seu po�o gravitacional poderos�ssimo.



A menor das maiores
O buraco negro identificado nasceu como a maioria deles -- surgido a partir dos restos mortais de uma estrela de grande massa. Mas, nesse caso, deve ter sido um astro com uma quantidade de mat�ria bem pr�xima do limite m�nimo para a forma��o de um objeto desse tipo.

Com uma gravidade t�o intensa que nem a luz pode escapar dele (da� o nome), o buraco negro aparece quando acaba o combust�vel da estrela que lhe deu origem e seu n�cleo implode, encolhido por sua pr�pria a��o gravitacional. O resultado � um objeto extremamente compacto, que fica escondido do resto do universo porque nem os raios de luz que porventura ele emita podem escapar dele. S� se pode detectar sua presen�a pela influ�ncia gravitacional que ele exerce sobre a massa que existe em seus arredores.

No caso do menor buraco negro j� descoberto, seu n�cleo foi t�o intensamente compactado que ficou com um di�metro de apenas 24 quil�metros -- menor que a cidade de S�o Paulo.

Cientistas da Nasa descobrem o menor buraco negro. Astro foi compactado pela pr�pria gravidade a meros 24 km de largura.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir