Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 02-04-2008

Créu fica ameaçado no futebol brasileiro
Comissão de Arbitragem quer punição aos jogadores que provocarem a torcida rival
Créu fica ameaçado no futebol brasileiro
Foto: Reprodução

Danças consideradas ofensivas e comemorações que provoquem a torcida adversária podem estar com os dias contados no futebol brasileiro. O presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa da Silva, orientou os árbitros de competições organizadas pela CBF a punirem os jogadores que tomarem atitudes do tipo após um gol. O incidente no jogo entre Figueirense e Avaí, que causou uma briga generalizada dentro de campo, foi o estopim para a decisão do dirigente (veja ao lado o vídeo da confusão no clássico catarinense).

- A comemoração do gol é uma coisa normal, mas o atleta não pode se dirigir para os torcedores do time adversário para provocá-los. Os árbitros desta rodada da Copa do Brasil já receberam, inclusive, um documento com a orientação para coibir e punir este tipo de atitude. Eles vão ter que observar os jogadores após o gol e aplicar a punição caso seja necessário - diz Sérgio Corrêa, garantindo que, dependendo do caso, o atleta pode até ser expulso.

Na contramão da badalada dança do créu, o presidente da Conaf fez questão de mostrar seu repúdio em relação aos passos musicais executados pelos jogadores nos últimos tempos. Sem temer ser chamado de conservador, Sérgio Corrêa classificou a comemoração de obscena, mas garantiu que ela não será proibida pelos árbitros.

- O créu é completamente incompatível com os moldes da boa educação. Acho até que é algo obsceno. Mas sabemos que há uma permissividade para esse tipo de música na nossa sociedade. Vai caber ao árbitro ter sensibilidade no momento da comemoração do atleta e avaliar se está havendo algum tipo de exagero ou afronta ao sentimento alheio.

Vários jogadores já comemoram gols ou vitórias dançando o créu, como atletas do Flamengo depois dos jogos contra Vasco e Botafogo (Taça Guanabara), Thiago Neves (Fluminense), Valdivia (Palmeiras) e Alexsandro (Resende). Este último fez o gesto diante da torcida do Flamengo em jogo da primeira rodada da Taça Rio.

Créu fica ameaçado no futebol brasileiro. Comissão de Arbitragem quer punição aos jogadores que provocarem a torcida rival.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir