Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2008

Instituto Vital Brazil tem baby boom de cobras
Em apenas tr�s meses, j� nasceram 355 filhotes de serpentes em Niter�i. N�mero de cobras para pesquisa e fabrica��o de soro antiof�dico
Instituto Vital Brazil tem baby boom de cobras
Foto: Daniella Cark

Um baby boom vem deixando lotado um dos ber��rios mais pe�onhentos de Niter�i: o do Instituto Vital Brazil, que registrou nos �ltimos tr�s meses 355 nascimentos de cobras, 74 deles s� na �ltima segunda-feira (31). Com isso, o n�mero de cobras para pesquisa e fabrica��o de soro antiof�dico praticamente dobrou, passando de 400 para 755. Um dos motivos para tamanha multiplica��o dessas esp�cies seria o calor.

Essa �poca de ver�o � a �poca de nascimentos. Tivemos o fator sorte tamb�m, chegaram mais f�meas prenhas, o que levou a esse boom, explica o bi�logo Cl�udio Machado, chefe do serpent�rio, explicando que as f�meas em geral ficam prenhas no fim do inverno e t�m os filhotes no ver�o.

As cobras rec�m-nascidas � de esp�cies venenosas como jararaca, cascavel e jararacu�u � ficam em recipientes no ber��rio, onde ganham um c�digo de barras e um n�mero de identifica��o. Ap�s medi��es e pesagens peri�dicas, recebem um gr�fico de crescimento. Um filhote de jararaca com poucas horas de vida, por exemplo, media 28cm e pesava 7g. Mas engana-se quem pensa que � inofensivo: mesmo as cobras rec�m-nascidas j� t�m veneno e podem trazer riscos � sa�de humana.

Instituto Vital Brazil tem baby boom de cobras.

Em apenas tr�s meses, j� nasceram 355 filhotes de serpentes em Niter�i. N�mero de cobras para pesquisa e fabrica��o de soro antiof�dico quase dobrou.

Instituto Vital Brazil tem baby boom de cobras.

Em apenas tr�s meses, j� nasceram 355 filhotes de serpentes em Niter�i. N�mero de cobras para pesquisa e fabrica��o de soro antiof�dico.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir