Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-04-2008

Bush apóia Ucrânia e Geórgia, lembra o terror e...
Bush em discurso na cúpula da Otan, reunida em Bucareste (Romênia)
Bush apóia Ucrânia e Geórgia, lembra o terror e...
Foto: Gerald Herbert / AP

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, defendeu nesta quarta-feira a necessidade de ampliar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em direção ao leste, em particular com uma futura admissão de Ucrânia e Geórgia, e pediu o aumento do número de tropas no Afeganistão para lutar contra o terrorismo.

Em discurso em Bucareste, na cúpula dos países integrantes da organização, Bush afirmou que a porta da Otan deve "permanecer aberta aos que a procuram", e se pronunciou também a favor de iniciar um diálogo intensificado com Montenegro e Bósnia-Herzegóvina.
A Otan oferecerá hoje a entrada a Croácia, Albânia e Macedônia, lembrou o presidente.

Bush também pediu aos 26 membros da Otan uma maior contribuição no Afeganistão, e argumentou que evitar o crescimento de grupos terroristas como a Al Qaeda deve ser a "prioridade" da Aliança.

Relembrando os ataques e mortes de 11 de setembro de 2001, Bush argumentou que "se não pudermos derrotar os terroristas no Afeganistão, teremos de enfrentá-los em nosso próprio solo".

O governante também defendeu os planos dos EUA de instalar um escudo antimísseis no leste da Europa, ao afirmar que atualmente não existe um dispositivo para defender o continente de um possível ataque vindo do Oriente Médio.

Neste sentido, Bush afirmou que o Irã tenta fabricar mísseis balísticos de longo alcance que poderiam ameaçar a Europa.

"Devemos colaborar para nos assegurar de que este ataque nunca aconteça", afirmou.

O presidente tentou acalmar os temores de Moscou, que considera esse escudo uma "ameaça", e assegurou que os tempos da Guerra Fria acabaram e que o dispositivo não se dirige contra a Rússia, que classificou como "uma aliada".

Embora não integre a Otan, a Rússia participa de um conselho paralelo e das reuniões dos membros da aliança desde o fim da União Soviética, em 1991.

Bush deve reunir-se neste fim de semana em Sochi (Rússia) com o presidente russo, Vladimir Putin, para tratar sobre esse dispositivo.

Bush apóia Ucrânia e Geórgia, lembra o terror e pede mais tropas da Otan no Afeganistão

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir