Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-04-2008

Chávez anuncia nacionalização da indústria de cimento
Presidente da Venezuela diz que empresas vão receber compensação justa
Chávez anuncia nacionalização da indústria de cimento

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quinta-feira a nacionalização imediata de toda a indústria de cimento do país.

Em um pronunciamento transmitido pela TV, o presidente disse que seu governo não pode permitir que companhias privadas exportem o cimento que é necessário para atacar o grave problema habitacional da Venezuela.

Se os ricos querem fazer suas casas, podem fazê-las, mas respeitem os outros, disse Chávez, segundo a Agência Bolivariana de Notícias (ABN), ao afirmar que a indústria de cimento deve seguir o caminho socialista.

Chávez afirmou que as empresas receberão o pagamento de uma compensação justa pela nacionalização de um setor que ele classificou como estratégico para o país.

Três das principais indústrias de cimento da Venezuela pertencem a grupos estrangeiros.

A mexicana Cemex domina quase metade do mercado venezuelano. Quase todo o restante está nas mãos da francesa Lafarge e da suíça Holcim.

A nova medida foi divulgada um dia depois de o governo venezuelano anunciar um novo imposto sobre os lucros extraordinários das empresas petroleiras, que se aplicará quando o preço do petróleo no mercado internacional ultrapassar US$ 70.

No ano passado, Chávez nacionalizou a indústria de petróleo, obrigando as companhias estrangeiras a ceder à estatal PDVSA pelo menos 60% do controle acionário de suas operações nos campos da Faixa do Orinoco - considerada uma das maiores reservas petrolíferas do mundo.

Chávez anuncia nacionalização da indústria de cimento. Presidente da Venezuela diz que empresas vão receber compensação justa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir